Gênesis 38:5
Quando estava em Quezibe, ela teve ainda outro filho e chamou-o Selá.
Significado de Gênesis 38:5
"Ela" se refere a Tamar, a nora de Judá.
Quezibe é uma cidade mencionada no Antigo Testamento, mas sua localização exata é desconhecida.
Tamar teve dois filhos antes de Selá: Perez e Zerá.
O nome Selá significa "pausa" ou "descanso".
O pai de Selá foi Judá, o filho de Jacó.
Selá é importante porque é um dos ancestrais de Jesus Cristo, de acordo com a genealogia registrada em Mateus 1:3.
Tamar escolheu o nome Selá porque ele representa um momento de pausa ou descanso em sua vida após passar por muitas dificuldades.
O contexto histórico da passagem é a história da família de Jacó e seus descendentes.
A passagem se relaciona com a narrativa bíblica mais ampla porque mostra como Deus trabalha através de pessoas imperfeitas para cumprir Seus propósitos.
A mensagem espiritual que podemos extrair dessa passagem é que Deus é capaz de trazer beleza e significado mesmo das situações mais difíceis e aparentemente sem esperança.
Explicação de Gênesis 38:5
A história de uma mãe que deu à luz um filho em Quezibe
No livro do Gênesis, há uma história sobre uma mulher que teve um filho em Quezibe. Ela o chamou de Selá. Essa mãe já havia tido outros filhos antes, mas Selá foi especial. A narrativa conta que ela estava em Quezibe quando deu à luz a criança.
A história de Selá começa com sua mãe, uma mulher chamada Tamar. Ela era casada com um homem chamado Er, que era filho de Judá, um dos filhos de Jacó. No entanto, Er morreu antes de ter filhos com Tamar. De acordo com a tradição da época, o irmão mais novo de Er, Onã, deveria casar-se com Tamar e ter filhos com ela para que a linhagem de Er não se perdesse. No entanto, Onã não queria ter filhos com Tamar e acabou morrendo também.
Judá, o pai de Er e Onã, então disse a Tamar que ela deveria voltar para a casa de seus pais e esperar até que seu terceiro filho, Selá, crescesse para que pudesse se casar com ela. No entanto, Judá não cumpriu sua promessa e Tamar acabou tendo que tomar uma atitude para garantir sua linhagem.
Ela se disfarçou e se sentou à beira da estrada, esperando que Judá passasse por ali. Quando ele a viu, pensou que ela era uma prostituta e acabou tendo relações sexuais com ela. Tamar ficou grávida e, quando Judá descobriu, ficou furioso. Mas quando ela mostrou a ele que ele era o pai, ele reconheceu sua culpa e a deixou ter o filho.
Assim, Tamar deu à luz Selá em Quezibe. Embora a história de Selá comece com um ato de engano e traição, ele se tornou um importante ancestral de Jesus Cristo. A história de Tamar e Judá é um exemplo de como Deus pode usar até mesmo as situações mais difíceis para cumprir seus propósitos.
Versões
Mais uma vez ela ficou grávida e deu à luz outro filho, a quem ela chamou de Selá. Ela estava em Quezibe quando o teve.
Depois ela teve mais um filho, em quem ela pôs o nome de Selá. Judá estava em Quezibe quando esse menino nasceu.