Gênesis 38:13
Quando foi dito a Tamar: "Seu sogro está a caminho de Timna para tosquiar suas ovelhas",
Significado de Gênesis 38:13
Tamar é a viúva de Er, o filho mais velho de Judá.
O sogro de Tamar é Judá, o pai de Er.
"Tosquiar as ovelhas" significa cortar a lã das ovelhas para fazer tecidos.
Timna é uma cidade na região de Edom, ao sul de Judá.
O sogro de Tamar estava indo para Timna para tosquiar suas ovelhas.
Tamar é a nora de Judá, pois era casada com seu filho Er.
Tamar decidiu se disfarçar para seduzir Judá e ter um filho dele.
Tamar decidiu se disfarçar como uma prostituta para que Judá não a reconhecesse.
Judá não reconheceu Tamar disfarçada e teve relações com ela.
Tamar engravidou de Judá e deu à luz gêmeos, Perez e Zerá.
Explicação de Gênesis 38:13
A História de Tamar e a Traição de Judá
Tamar era uma jovem viúva que havia sido casada com Er, o filho mais velho de Judá. Porém, Er morreu sem deixar descendência e, segundo a lei da época, seu irmão mais novo, Onã, deveria casar com Tamar para gerar um filho em nome do irmão falecido. Porém, Onã se recusou a cumprir com essa obrigação e também morreu sem deixar herdeiros.
Judá, pai dos dois rapazes, prometeu a Tamar que seu terceiro filho, Selá, seria dado em casamento a ela quando atingisse a idade adequada. Porém, Judá não cumpriu com sua promessa e Tamar ficou sem perspectivas de se casar e ter filhos.
Desesperada, Tamar decidiu tomar uma atitude drástica. Ela soube que Judá estava indo para a cidade de Timna para tosquiar suas ovelhas e decidiu se disfarçar de prostituta para seduzir o sogro. Tamar se cobriu com um véu para não ser reconhecida e se posicionou à beira da estrada onde Judá passaria.
Quando Judá a viu, pensou que ela era uma prostituta e fez uma proposta para ter relações sexuais com ela em troca de um cabrito. Tamar aceitou a oferta e pediu que Judá deixasse seu selo, seu cordão e seu cajado como garantia de que cumpriria com a promessa de lhe enviar o cabrito.
Após o encontro, Tamar voltou para casa e guardou os objetos de Judá. Algum tempo depois, ela descobriu que estava grávida e, quando Judá soube disso, ordenou que ela fosse queimada viva por adultério. Porém, Tamar mostrou os objetos que Judá havia deixado como garantia e provou que ele era o pai do filho que ela esperava.
Judá reconheceu sua culpa por não ter cumprido com a promessa de dar Selá em casamento a Tamar e, a partir daí, ela se tornou a mãe de dois filhos de Judá, Perez e Zerá.
O versículo em questão, Gênesis 38:13, é apenas uma parte da história de Tamar e Judá, mas é significativo porque mostra o momento em que Tamar decide agir para conseguir o que quer. Ela não se conformou com a situação em que se encontrava e tomou uma atitude arriscada, mas que acabou dando certo. A história de Tamar é uma das mais surpreendentes e emocionantes da Bíblia, mostrando que a coragem e a determinação podem mudar o curso da vida.
Versões
E alguém foi dizer a Tamar: — Eis que o seu sogro está a caminho de Timna, para tosquiar as ovelhas.
Alguém contou a Tamar que o seu sogro ia a Timnate a fim de cortar a lã das suas ovelhas.