Gênesis 19:28
E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha.
Significado de Gênesis 19:28
Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus.
Deus destruiu essas cidades por causa da grande maldade e pecado que havia nelas.
Ló e suas duas filhas foram salvos da destruição.
Ló ficou chocado e triste com a destruição de Sodoma e Gomorra.
A densa fumaça foi causada pela destruição das cidades.
A destruição de Sodoma e Gomorra é um exemplo do juízo de Deus sobre o pecado e a maldade.
Ló era um homem justo que tentou proteger os anjos que visitaram Sodoma e Gomorra.
A destruição de Sodoma e Gomorra é uma parte importante da história da salvação e do plano de Deus para a humanidade.
A passagem nos lembra da importância de viver uma vida justa e obediente a Deus.
A destruição de Sodoma e Gomorra se relaciona com outras histórias bíblicas de juízo e salvação, como o dilúvio e a libertação dos hebreus do Egito.
Explicação de Gênesis 19:28
A destruição das cidades pecaminosas
Em um passado distante, havia duas cidades chamadas Sodoma e Gomorra, localizadas em uma planície fértil. Porém, essas cidades eram conhecidas por seus pecados e corrupção, e Deus decidiu puni-las por seus atos ímpios.
Deus enviou dois anjos para Sodoma, disfarçados como homens, para avisar a Ló, sobrinho de Abraão, que a cidade seria destruída. Ló os recebeu em sua casa e, durante a noite, os homens da cidade cercaram a casa de Ló, exigindo que ele entregasse os visitantes para que eles pudessem abusá-los sexualmente.
Os anjos cegaram os homens da cidade e ordenaram a Ló que fugisse da cidade com sua esposa e filhas, e que não olhassem para trás. Ló hesitou em deixar sua casa e sua vida para trás, mas os anjos o arrastaram para fora da cidade e o levaram para um lugar seguro.
Enquanto fugiam, a esposa de Ló olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal. Ló e suas filhas continuaram a fugir e se refugiaram em uma caverna nas montanhas.
Na manhã seguinte, Deus enviou fogo e enxofre do céu e destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra, juntamente com toda a planície e seus habitantes. Quando Abraão viu a fumaça subindo da terra, ele soube que as cidades haviam sido destruídas.
Ló e suas filhas ficaram aterrorizados com a destruição das cidades e decidiram viver em uma caverna isolada. As filhas de Ló, pensando que eram as únicas pessoas vivas na Terra, planejaram engravidar do pai para garantir a continuação da linhagem da família. Elas embriagaram Ló e tiveram relações sexuais com ele, e cada uma deu à luz um filho.
Assim, a história de Sodoma e Gomorra termina com a destruição das cidades e a fuga de Ló e suas filhas para uma vida isolada e perturbadora. A referência bíblica de Gênesis 19:28, "E olhou para Sodoma e Gomorra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo da terra, como fumaça de uma fornalha", é uma descrição da destruição das cidades e do julgamento divino sobre o pecado e a corrupção.
Versões
Abraão olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como se fosse a fumaça de uma fornalha.
Abraão olhou na direção de Sodoma, de Gomorra e de todo o vale e viu que da terra subia fumaça, como se fosse a fumaça de uma grande fornalha.