Gênesis 17:5
Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.
Significado do Versículo
Deus mudou o nome de Abrão para Abraão para simbolizar sua nova identidade como pai de muitas nações.
Abraão significa "pai de uma multidão" ou "pai de muitas nações".
Ser pai de muitas nações significa que Abraão seria o ancestral de muitos povos e que sua descendência seria numerosa.
Abraão é considerado um dos patriarcas do povo de Israel e é reverenciado por judeus, cristãos e muçulmanos.
Abraão se tornou pai de muitas nações através de sua descendência, que incluiu Isaac, Jacó e os doze filhos de Jacó, que se tornaram as doze tribos de Israel.
As nações que se originaram de Abraão incluem Israel, os edomitas e os ismaelitas.
Abraão é considerado um dos personagens mais importantes da Bíblia e sua história é fundamental para a compreensão da história do povo de Israel.
Jesus Cristo é considerado um descendente de Abraão e é frequentemente referido como "o filho de Abraão".
A mudança de nome de Abraão simbolizou sua nova identidade como pai de muitas nações e teve um impacto significativo em sua vida e em sua relação com Deus.
Explicação de Gênesis 17:5
A mudança de nome que marcou a história de um homem
Há muito tempo atrás, em uma terra distante, vivia um homem chamado Abrão. Ele era casado com Sarai, mas não tinham filhos e isso o deixava muito triste. Um dia, Deus apareceu para Abrão e lhe disse que faria dele o pai de muitas nações. Abrão ficou muito feliz com a notícia, mas não entendia como isso seria possível, já que ele e sua esposa eram muito velhos.
Deus então fez uma aliança com Abrão, prometendo que ele teria muitos descendentes e que seria abençoado. E para marcar essa aliança, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". Sarai também teve seu nome mudado para Sara, que significa "princesa".
Abraão ficou muito feliz com a mudança de nome e a promessa de Deus. Ele acreditava que Deus cumpriria sua palavra e que ele seria pai de muitas nações. E assim foi. Abraão teve um filho com Sara, chamado Isaque, que se tornou o pai de Jacó, que por sua vez foi o pai das doze tribos de Israel.
A mudança de nome de Abraão marcou o início de uma nova fase em sua vida. Ele se tornou um homem de fé, que acreditava nas promessas de Deus e confiava em sua providência. Abraão se tornou um exemplo de obediência e fidelidade a Deus, e sua história inspirou muitas pessoas ao longo dos séculos.
Hoje, a história de Abraão ainda é contada e estudada em todo o mundo. Sua fé e sua coragem são um exemplo para todos nós, que também enfrentamos desafios e dificuldades em nossas vidas. Assim como Abraão, precisamos confiar em Deus e acreditar que ele cumprirá suas promessas em nossas vidas.
Versões
O seu nome não será mais Abrão, e sim Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.
Daqui em diante o seu nome será Abraão e não Abrão , pois eu vou fazer com que você seja pai de muitas nações.