Gênesis 16:15
Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael.
Significado de Gênesis 16:15
Hagar era uma serva egípcia de Sara, esposa de Abrão.
Abrão é o patriarca bíblico que mais tarde se tornou conhecido como Abraão.
Sara, esposa de Abrão, deu Hagar a Abrão como concubina para que ela pudesse ter um filho em seu lugar.
O filho de Hagar e Abrão se chama Ismael.
Ismael significa "Deus ouve".
Ismael é considerado o ancestral dos árabes e é mencionado várias vezes na Bíblia.
Ismael é importante na história de Abrão porque ele é o primeiro filho de Abrão e o primeiro filho de Hagar.
Hagar se sentiu orgulhosa e feliz por ter um filho com Abrão, mas também se sentiu inferiorizada em relação a Sara.
Hagar era a serva de Sara e foi dada a Abrão como concubina por Sara.
A história de Hagar e Ismael é uma história paralela à história de Abraão e Isaac, mostrando a tensão entre as esposas de Abraão e a rivalidade entre os filhos de Abraão.
Explicação de Gênesis 16:15
A história da mãe do filho de Abrão: Hagar e Ismael
No livro sagrado, há uma passagem sobre a história de Hagar, a serva egípcia de Sarai, esposa de Abrão. Sarai, que não conseguia ter filhos, decidiu dar Hagar como concubina para Abrão, na esperança de que ela pudesse dar um filho ao marido. Hagar engravidou e, quando percebeu que estava grávida, começou a desprezar Sarai. Por causa disso, Sarai maltratou Hagar e ela fugiu para o deserto.
No deserto, Hagar encontrou um anjo do Senhor que lhe disse para voltar e se submeter a Sarai. O anjo também disse que o filho que ela estava esperando seria chamado de Ismael e que ele seria um homem selvagem, lutando contra todos e sendo lutado por todos. Hagar voltou para a casa de Abrão e deu à luz Ismael.
Abrão, então, deu o nome de Ismael ao filho de Hagar, como o anjo havia dito. Ismael cresceu e se tornou um grande arqueiro e viveu no deserto de Parã. Mais tarde, Sarai finalmente concebeu e deu à luz um filho, Isaac. Isso causou ciúmes e rivalidade entre os dois irmãos, e Hagar e Ismael foram expulsos da casa de Abrão.
Hagar e Ismael foram para o deserto e, quando a água acabou, Hagar colocou Ismael debaixo de uma árvore e se afastou, não querendo ver seu filho morrer de sede. Mas Deus ouviu o choro de Ismael e enviou um anjo para Hagar, que lhe mostrou uma fonte de água. Hagar e Ismael sobreviveram no deserto e Ismael se casou com uma mulher egípcia e teve doze filhos.
A história de Hagar e Ismael é uma das muitas histórias bíblicas que mostram a fidelidade de Deus em cuidar de seu povo, mesmo em situações difíceis. É também uma história de rivalidade entre irmãos e a importância de perdoar e deixar ir o passado.
Versões
Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou de Ismael o filho que Agar lhe deu.
Agar deu um filho a Abrão, e ele pôs no menino o nome de Ismael.