Gênesis 16:10
Disse mais o anjo: "Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar".
Significado de Gênesis 16:10
O anjo mencionado nesta passagem não é identificado pelo nome.
O anjo está falando com Agar, a serva de Sarai, esposa de Abraão.
O contexto desta passagem é a história de Agar e Ismael, filho que ela teve com Abraão.
"Multiplicarei tanto os seus descendentes" significa que Agar terá muitos filhos e que sua descendência será numerosa.
Os descendentes mencionados nesta passagem são os filhos de Agar.
Ninguém poderá contar os descendentes de Agar porque eles serão muitos.
Esta promessa é importante para Agar porque ela era uma serva estrangeira e ter muitos filhos era uma bênção na cultura da época.
Esta promessa se cumpriu na história de Israel através da descendência de Ismael, que se tornou o pai de doze príncipes.
Esta promessa está relacionada com a promessa feita a Abraão de que ele seria pai de muitas nações.
Esta promessa se relaciona com a fé cristã porque Jesus Cristo é descendente de Abraão e de Ismael.
Explicação de Gênesis 16:10
A Promessa Divina de uma Descendência Incontável
Há muitos séculos atrás, uma mulher chamada Agar, serva de Sarai, esposa de Abraão, recebeu uma promessa divina que mudaria sua vida para sempre. Agar havia sido dada a Abraão como concubina por sua esposa, que não conseguia engravidar. Desesperada para ter um filho, Agar concebeu um filho com Abraão, mas isso causou tensão e ciúmes entre as duas mulheres.
Em meio a essa situação difícil, um anjo do Senhor apareceu a Agar e lhe disse que ela teria um filho e que o chamaria de Ismael. Mas a promessa não parou por aí. O anjo continuou dizendo que Ismael seria um homem forte e que seus descendentes seriam numerosos e incontáveis.
Agar ficou maravilhada com a promessa divina e agradeceu ao Senhor por sua bondade. Ela sabia que Deus estava olhando por ela e por seu filho, e que Ele tinha um plano para suas vidas.
Anos depois, a promessa de Deus se cumpriu. Ismael cresceu e se tornou um grande líder, com muitos filhos e netos. Sua descendência se espalhou por toda a região, e até hoje, muitos muçulmanos se consideram descendentes de Ismael.
Mas a promessa de Deus não parou por aí. Mais tarde, Abraão e Sarai tiveram um filho, Isaac, que também teve muitos descendentes. E, finalmente, através de Jesus Cristo, todos os povos da terra foram abençoados e se tornaram parte da descendência de Abraão.
A promessa divina de uma descendência incontável continua a ser cumprida até hoje, à medida que mais e mais pessoas se tornam parte da família de Deus. E assim como Agar, podemos confiar que Deus tem um plano para nossas vidas e que Ele sempre cumpre suas promessas.
Versões
E o Anjo do Senhor disse também: — Aumentarei em muito a sua descendência, de maneira que, de tão numerosa, não poderá ser contada.
E o Anjo do Senhor disse também: “Eu farei com que o número dos seus descendentes seja grande; eles serão tantos, que ninguém poderá contá-los.