Gálatas 2

1

Catorze anos depois, subi novamente a Jerusalém, dessa vez com Barnabé, levando também Tito comigo.

Barnabé era um líder cristão e companheiro de Paulo em suas viagens missionárias.

Tito era um líder cristão que trabalhou com Paulo em várias ocasiões.

Paulo levou Tito com ele para mostrar aos líderes da igreja em Jerusalém que a salvação não dependia da circuncisão.

Durante a primeira visita de Paulo a Jerusalém, ele se encontrou com Pedro e Tiago e discutiu a natureza do evangelho que estava pregando.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:1

2

Fui para lá por causa de uma revelação e expus diante deles o evangelho que prego entre os gentios, fazendo-o, porém, em particular aos que pareciam mais influentes, para não correr ou ter corrido em vão.

A revelação não é especificada, mas provavelmente se refere a uma direção divina para ir a Jerusalém.

"Eles" se refere aos líderes da igreja em Jerusalém.

"Fazer em particular" significa que Paulo compartilhou o evangelho com os líderes da igreja em uma reunião privada.

Os "influentes" eram provavelmente os líderes da igreja em Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:2

3

Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego.

A circuncisão era vista como um sinal de aliança com Deus e uma obrigação para os judeus.

Tito não precisou se circuncidar porque Paulo defendia que a salvação era pela fé em Jesus Cristo, não pela observância da lei judaica.

Tito era um cristão grego que acompanhava Paulo em suas viagens missionárias.

Ser grego na época significava ser um gentio, ou seja, não ser judeu.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:3

4

Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

Os falsos irmãos eram provavelmente pessoas que se diziam cristãs, mas na verdade não acreditavam em Jesus como o Messias e Salvador.

Eles provavelmente se infiltraram no meio dos cristãos fingindo serem crentes genuínos.

Eles estavam espionando a liberdade dos cristãos para encontrar maneiras de acusá-los de pecado ou heresia.

A liberdade que os cristãos têm em Cristo Jesus é a liberdade da lei e da condenação do pecado. Eles são livres para viver em obediência a Deus por amor, não por medo.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:4

5

Não nos submetemos a eles nem por um instante, para que a verdade do evangelho permanecesse com vocês.

"Eles" se referem aos falsos irmãos mencionados no versículo anterior.

Os apóstolos não se submeteram a eles para garantir que a verdade do evangelho não fosse comprometida ou distorcida.

"Vocês" se refere aos cristãos de Gálatas aos quais Paulo está escrevendo.

A verdade do evangelho é a mensagem central da salvação pela fé em Jesus Cristo, sem a necessidade de obedecer à lei judaica.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:5

6

Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada.

Os "que pareciam influentes" eram provavelmente líderes da igreja em Jerusalém.

Esses homens influentes não eram importantes para Paulo, pois ele acreditava que sua autoridade vinha diretamente de Deus.

Paulo está dizendo que Deus não julga as pessoas com base em sua aparência ou posição social, mas sim pelo seu caráter e fé.

Paulo está dizendo que esses homens influentes não acrescentaram nada à sua compreensão do evangelho ou à sua autoridade como apóstolo.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:6

7

Pelo contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a pregação do evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro, aos circuncisos.

"Incircuncisos" refere-se a pessoas que não eram judeus e, portanto, não foram circuncidados de acordo com a tradição judaica. "Circuncisos" refere-se a judeus que foram circuncidados.

Paulo e Pedro foram escolhidos para pregar para diferentes grupos porque tinham habilidades e experiências diferentes que os tornavam adequados para esses públicos específicos.

A confiança colocada em Paulo para pregar para os incircuncisos mostra que a mensagem do evangelho é para todos, independentemente de sua origem ou tradição religiosa.

Isso se relaciona com a mensagem do evangelho de que todos são iguais perante Deus e que a salvação é oferecida a todos, independentemente de sua origem ou tradição religiosa.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:7

8

Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

A expressão "operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos" significa que Deus usou Pedro para levar a mensagem do evangelho aos judeus que seguiam a lei da circuncisão.

Os circuncisos mencionados nessa passagem são os judeus que seguiam a lei da circuncisão.

A expressão "operou por meu intermédio para com os gentios" significa que Deus usou Paulo para levar a mensagem do evangelho aos não-judeus (gentios).

Os gentios mencionados nessa passagem são as pessoas que não seguiam a lei da circuncisão e não eram judeus.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:8

9

Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Tiago, Pedro e João são apóstolos de Jesus Cristo.

"Colunas" refere-se a líderes importantes da igreja primitiva.

"Graça" refere-se à bênção e favor divino concedidos a Paulo.

Barnabé é um companheiro missionário de Paulo.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:9

10

Somente pediram que nos lembrássemos dos pobres, o que me esforcei por fazer.

Os apóstolos Pedro, Tiago e João pediram para lembrar dos pobres em Gálatas 2:10.

A lembrança dos pobres era importante porque a ajuda aos necessitados é uma expressão prática do amor cristão.

"Me esforcei por fazer" significa que Paulo se dedicou a ajudar os pobres, cumprindo o pedido dos apóstolos.

Essa passagem foi escrita no contexto da visita de Paulo a Jerusalém, onde ele se encontrou com os apóstolos para discutir a questão da circuncisão e da salvação pela fé em Jesus Cristo.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:10

11

Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável.

A atitude condenável de Pedro em Antioquia foi que ele se afastou dos gentios quando alguns judeus chegaram, com medo de ser criticado pelos judeus que ainda seguiam a lei mosaica.

Paulo enfrentou Pedro face a face porque ele estava agindo hipocritamente e influenciando outros cristãos a fazerem o mesmo.

A Bíblia não especifica a reação de Pedro, mas é provável que ele tenha se arrependido e mudado sua atitude.

Depois do confronto, Pedro e Paulo continuaram a trabalhar juntos na pregação do evangelho.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:11

12

Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão.

Tiago era um líder da igreja em Jerusalém, possivelmente o irmão de Jesus.

"Circuncisão" se refere aos judeus que seguiam a lei mosaica e acreditavam que a circuncisão era necessária para a salvação.

Pedro comia com os gentios porque ele acreditava que a salvação era para todos, não apenas para os judeus.

Os gentios eram pessoas não-judias que se converteram ao cristianismo.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:12

13

Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar.

"Ele" se refere a Pedro, um dos líderes da igreja cristã primitiva.

Nesse contexto, "hipocrisia" significa agir de maneira falsa ou enganosa, fingindo ser algo que não é.

Os "demais judeus" são outros líderes da igreja cristã primitiva que estavam presentes na situação descrita na passagem.

Barnabé se deixou levar provavelmente porque estava seguindo o exemplo de Pedro e dos outros líderes da igreja.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:13

14

Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: "Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?

Pedro é o apóstolo Pedro, um dos discípulos mais próximos de Jesus.

"Andar de acordo com a verdade do evangelho" significa viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

Paulo repreendeu Pedro porque ele estava agindo de forma hipócrita, exigindo que os gentios seguissem as leis judaicas enquanto ele mesmo não as seguia.

Judeus são descendentes do povo de Israel e seguem a religião judaica, enquanto gentios são todos os outros povos.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:14

15

"Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’,

Paulo está falando nesta passagem bíblica.

A passagem foi escrita durante o primeiro século, quando a igreja primitiva estava se expandindo rapidamente.

"Judeus de nascimento" se refere a judeus que nasceram em famílias judaicas e foram criados seguindo as tradições judaicas.

"Gentios pecadores" se refere a pessoas que não são judias e que, portanto, não seguem as tradições judaicas.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:15

16

sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Ser justificado pela prática da lei significa tentar alcançar a salvação por meio da obediência às leis e mandamentos de Deus.

A prática da lei não pode justificar uma pessoa porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23).

Para ser justificado, é necessário crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

A fé em Jesus Cristo é essencial para a justificação, pois é por meio dela que recebemos a graça e a salvação de Deus.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:16

17

"Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!

"Procurando ser justificados em Cristo" significa buscar a salvação através da fé em Cristo e não pelas obras da lei.

Mesmo procurando ser justificados em Cristo, ainda somos pecadores porque a justificação não é baseada em nossa própria justiça, mas na justiça de Cristo.

"Ministro do pecado" significa alguém que promove o pecado ou torna o pecado aceitável.

Alguém poderia pensar que Cristo seria ministro do pecado se acreditasse que a justificação em Cristo permitisse que continuássemos a pecar livremente.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:17

18

Se reconstruo o que destruí, provo que sou transgressor.

Paulo está se referindo à sua antiga vida de legalismo e ao fato de que, ao seguir a lei, ele estava destruindo a graça de Deus. Se ele voltasse a seguir a lei, estaria reconstruindo o que destruiu.

O transgressor mencionado é Paulo, que estaria transgredindo a graça de Deus se voltasse a seguir a lei.

O contexto histórico é a controvérsia entre Paulo e os judaizantes sobre a necessidade de seguir a lei para ser salvo.

Esse versículo reforça a ideia de que a salvação é pela fé em Jesus Cristo, não pelas obras da lei.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:18

19

Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus.

"Por meio da lei eu morri para a lei" significa que a lei não tem mais poder sobre aqueles que estão em Cristo.

O propósito de morrer para a lei é libertar-nos do jugo da lei e permitir que vivamos em liberdade em Cristo.

Podemos viver para Deus depois de morrer para a lei, seguindo o exemplo de Cristo e permitindo que o Espírito Santo nos guie em nossas vidas.

A relação entre a lei e a morte em Gálatas 2:19 é que a lei nos condena à morte, mas em Cristo podemos morrer para a lei e viver em liberdade.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:19

20

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Paulo está se referindo a si mesmo e a todos os crentes que foram crucificados com Cristo em um sentido espiritual.

Isso significa que a vida antiga de Paulo, com seus pecados e desejos egoístas, foi crucificada com Cristo e agora ele vive uma nova vida em Cristo.

Cristo vive em nós através do Espírito Santo, que habita em todos os crentes.

A vida que agora vivemos no corpo é uma vida de santidade e serviço a Deus.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:20

21

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! "

Anular a graça de Deus significa negar ou rejeitar a salvação gratuita oferecida por Deus através de Jesus Cristo.

A justiça pela lei é a ideia de que alguém pode ser salvo seguindo as leis e mandamentos de Deus sem a necessidade da graça divina.

Cristo morreu para pagar o preço pelos pecados da humanidade e oferecer salvação gratuita a todos que creem nele.

A justiça pode vir pela lei se alguém for capaz de seguir todas as leis e mandamentos de Deus perfeitamente, o que é impossível para qualquer ser humano.

História e explicação completa do versículo: Gálatas 2:21