Filipenses 2:15

15

para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

Significado do Versículo

Tornar-se puros e irrepreensíveis significa viver de acordo com a vontade de Deus e seguir seus mandamentos.

Podemos nos tornar filhos de Deus inculpáveis através da fé em Jesus Cristo e do arrependimento de nossos pecados.

Ser inculpável significa ser livre de culpa ou acusação.

Podemos brilhar como estrelas no universo através de nossas boas obras e testemunho cristão.

"Geração corrompida e depravada" se refere a uma sociedade que está afastada dos valores e princípios cristãos.

Podemos ser inculpáveis em uma geração corrompida através da nossa obediência a Deus e da nossa fidelidade a seus mandamentos.

Ser um filho de Deus significa ter um relacionamento pessoal com Deus e ser adotado como seu filho.

Podemos ser considerados filhos de Deus inculpáveis através da nossa fé em Jesus Cristo e da nossa obediência a seus ensinamentos.

Podemos ser puros em um mundo impuro através da nossa busca constante por santidade e da nossa renúncia ao pecado.

Podemos ser irrepreensíveis em um mundo cheio de falhas através da nossa busca por uma vida íntegra e honesta, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

Explicação de Filipenses 2:15

A Luz Que Brilha em Meio às Trevas: A História da Referência Bíblica Sobre a Pureza e Irrepreensibilidade

O versículo Filipenses 2:15 é uma referência bíblica que fala sobre a importância da pureza e irrepreensibilidade na vida dos cristãos. Segundo o texto, é necessário que os filhos de Deus sejam inculpáveis diante de uma geração corrompida e depravada, a fim de que possam brilhar como estrelas no universo.

A história por trás desse versículo começa com a carta que o apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, uma comunidade cristã que estava enfrentando diversas dificuldades. Paulo, que estava preso em Roma na época, escreveu essa carta para encorajar e orientar os filipenses em sua caminhada de fé.

No capítulo 2 da carta, Paulo fala sobre a humildade de Cristo e como os cristãos devem seguir o seu exemplo. Ele diz que Cristo, mesmo sendo Deus, se esvaziou de si mesmo e se tornou um servo, obedecendo até a morte na cruz. Paulo então exorta os filipenses a terem a mesma atitude de humildade e a colocarem os interesses dos outros acima dos seus próprios.

É nesse contexto que Paulo escreve o versículo 15. Ele diz que os filipenses devem fazer tudo sem queixas ou discussões, para que possam ser puros e irrepreensíveis diante de uma geração corrompida e depravada. Paulo usa a imagem das estrelas no universo para ilustrar como os cristãos devem brilhar em meio às trevas, sendo um testemunho vivo da luz de Cristo.

Essa referência bíblica tem um significado profundo para os cristãos de todas as épocas. Ela nos lembra da importância de vivermos de forma íntegra e irrepreensível, mesmo em meio a um mundo cada vez mais corrompido e depravado. Ela nos desafia a sermos luz em meio às trevas, a brilhar como estrelas no universo, a fim de que outros possam ver a nossa boa conduta e glorificar a Deus.

Em resumo, o versículo Filipenses 2:15 é uma referência bíblica que fala sobre a pureza e irrepreensibilidade dos cristãos diante de uma geração corrompida e depravada. Ele nos desafia a sermos luz em meio às trevas, a brilhar como estrelas no universo, a fim de que outros possam ver a nossa boa conduta e glorificar a Deus. Essa referência tem um significado profundo para os cristãos de todas as épocas, nos lembrando da importância de vivermos de forma íntegra e irrepreensível em todas as áreas da nossa vida.

Versões

15

para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo,

15

para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu,