Ezequiel 36:21

21

Tive preocupação com o meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinham ido.

Ezequiel 36:21

Significado de Ezequiel 36:21

Deus estava preocupado com o seu santo nome porque ele é a sua identidade e representa a sua santidade e poder.

Profanar o nome de Deus significa desonrá-lo, desrespeitá-lo ou usar o seu nome em vão.

A nação de Israel profanou o nome de Deus.

Os israelitas foram para outras nações quando foram exilados da sua terra natal.

Deus permitiu que os israelitas fossem para outras nações como uma consequência da sua desobediência e pecado.

A consequência da profanação do nome de Deus pelos israelitas foi a sua dispersão entre as nações e a sua perda de identidade como povo santo.

Deus poderia restaurar a sua reputação através da restauração do seu povo e da sua terra.

Ser um povo santo significa ser separado para Deus e viver de acordo com os seus mandamentos.

Os israelitas poderiam se tornar um povo santo novamente através do arrependimento, da obediência e da restauração da sua aliança com Deus.

A mensagem principal desta passagem é que Deus é preocupado com a sua reputação e espera que o seu povo viva de acordo com a sua vontade para que o seu nome seja honrado.

Explicação de Ezequiel 36:21

A preocupação divina com a honra de seu nome manchado pelos israelitas

A história da referência bíblica Ezequiel 36:21 começa com o profeta Ezequiel, que viveu durante o exílio babilônico do povo de Judá, após a destruição de Jerusalém em 586 a.C. Ezequiel recebeu uma mensagem de Deus para transmitir ao povo exilado, que estava desanimado e desesperançado diante da sua situação de escravidão e afastamento da sua terra e do seu templo.

Deus, através de Ezequiel, prometeu ao povo que iria restaurar a sua terra, fazer brotar água e frutos, trazer de volta os exilados e renovar o seu espírito. Entretanto, Deus também deixou claro que não estava fazendo isso por causa da bondade ou mérito do povo, mas sim por causa do seu próprio nome e honra.

Deus havia escolhido Israel como o seu povo especial, para ser um exemplo de justiça e amor aos outros povos. No entanto, Israel havia falhado em cumprir essa missão, e pior, havia profanado o nome de Deus entre as nações, ao se comportar de forma idólatra, imoral e injusta. O povo de Israel havia se tornado uma vergonha para o nome de Deus, em vez de ser um testemunho para a sua glória.

Por isso, Deus disse: "Tive preocupação com o meu santo nome, o qual a nação de Israel profanou entre as nações para onde tinham ido." Deus não podia permitir que o seu nome fosse associado a um povo que não o honrava e que não refletia a sua natureza. Por isso, Deus decidiu agir para restaurar a sua honra, mesmo que isso implicasse em disciplinar e purificar o seu próprio povo.

Ezequiel 36:21 é um versículo que expressa a preocupação divina com a honra do seu nome, que é um tema recorrente em todo o livro de Ezequiel. Deus não é um Deus egoísta ou vaidoso, mas sim um Deus que se preocupa com a sua reputação, porque ela está ligada à sua santidade e à sua verdade. Deus não pode permitir que o seu nome seja usado em vão ou manchado por aqueles que se dizem seus filhos, mas não vivem de acordo com a sua vontade.

Por isso, a mensagem de Ezequiel é um chamado ao arrependimento e à fidelidade, não só para o povo de Israel, mas para todos os que se dizem seguidores de Deus. Devemos ter a mesma preocupação com a honra do nome de Deus, evitando qualquer comportamento que possa desonrá-lo ou desfigurá-lo diante dos outros. Afinal, como disse Jesus: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:16).

Versões

Bíblia NAA
21

Mas eu tratei de proteger o meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.

Bíblia NTLH
21

Aí eu me preocupei com o meu santo nome porque os israelitas o profanaram em todos os lugares aonde foram.