Ezequiel 36:20
E, por onde andaram entre as nações, eles profanaram o meu santo nome, pois se dizia a respeito deles: ‘Esse é o povo do Senhor, mas assim mesmo ele teve que sair da terra que o Senhor lhe deu’.
Significado de Ezequiel 36:20
Os filhos de Israel profanaram o nome de Deus.
Profanar o nome de Deus significa desonrar, desrespeitar ou tratar com irreverência o nome de Deus.
Os filhos de Israel andaram entre as nações.
Quando os filhos de Israel andaram entre as nações, eles profanaram o nome de Deus.
A reputação do povo de Deus entre as nações era de ser o povo do Senhor.
O povo de Deus teve que sair da terra que o Senhor lhe deu por causa da sua desobediência e profanação do nome de Deus.
A consequência da profanação do nome de Deus foi a expulsão do povo de Deus da terra que o Senhor lhe deu.
Deus se sentiu desonrado e desrespeitado com a profanação do seu nome.
Deus esperava que o seu povo o honrasse e o respeitasse.
O povo de Deus poderia ter evitado a profanação do nome de Deus obedecendo aos seus mandamentos e seguindo a sua vontade.
Explicação de Ezequiel 36:20
A história por trás da profanação do nome de Deus
A referência bíblica em questão trata-se de um trecho do livro de Ezequiel, que relata a história do povo de Israel e suas relações com Deus. No versículo em questão, o profeta Ezequiel narra como os israelitas, ao se espalharem entre as nações, acabaram profanando o nome de Deus.
Segundo a narrativa, os israelitas eram conhecidos como o povo do Senhor, pois haviam sido escolhidos por Deus para serem seus seguidores e receberem a terra prometida. No entanto, ao se misturarem com outras culturas e povos, acabaram se afastando dos preceitos divinos e cometendo atos que desonravam o nome de Deus.
Essa profanação do nome de Deus se dava de diversas formas, como por exemplo, quando os israelitas adoravam outros deuses, ou quando praticavam ações contrárias aos mandamentos divinos. Com isso, o nome de Deus acabava sendo associado a comportamentos indignos, o que gerava uma grande desonra para o Senhor.
Além disso, a narrativa de Ezequiel também mostra como essa profanação do nome de Deus acabava gerando uma grande vergonha para o povo de Israel. Afinal, mesmo sendo conhecidos como o povo do Senhor, acabavam sendo expulsos da terra que Deus havia lhes dado, em função de seus atos indignos.
Essa história, portanto, serve como um alerta para todos aqueles que seguem os preceitos divinos. Ela mostra como a profanação do nome de Deus pode gerar graves consequências, tanto para a honra do Senhor quanto para a reputação daqueles que o seguem.
Por isso, é importante que todos os seguidores de Deus busquem sempre agir de acordo com seus preceitos, evitando qualquer tipo de comportamento que possa desonrar o nome do Senhor. Somente assim poderão garantir a sua própria salvação e a glória de Deus.
Versões
Quando chegaram às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome, pois deles se dizia: "Esse é o povo do Senhor , mas eles tiveram de sair da terra dele."
Mas, em todos os lugares aonde eles foram, só envergonharam o meu santo nome, pois as pessoas diziam: “Esse povo é de Deus, o Senhor , mas eles tiveram de sair da terra que ele mesmo lhes deu.”