Êxodo 12:36

36

O Senhor concedeu ao povo uma disposição favorável da parte dos egípcios, de modo que lhes davam o que pediam; assim eles despojaram os egípcios.

Êxodo 12:36

Significado de Êxodo 12:36

Os egípcios davam o que os hebreus pediam porque estavam com medo das pragas que Deus havia enviado sobre o Egito e também porque reconheciam a superioridade do Deus dos hebreus.

Os hebreus despojaram os egípcios porque Deus havia ordenado que eles o fizessem como forma de compensação pelos anos de escravidão e opressão que haviam sofrido.

"Disposição favorável" significa que os egípcios estavam dispostos a atender aos pedidos dos hebreus e a lhes dar o que pediam.

Deus permitiu que os hebreus despojassem os egípcios como forma de justiça e compensação pelos anos de opressão que haviam sofrido.

Não é roubo porque Deus havia ordenado que os hebreus o fizessem como forma de compensação pelos anos de escravidão e opressão que haviam sofrido.

Não há registro de que os egípcios se revoltaram contra os hebreus por causa disso.

Os hebreus usaram o que despojaram dos egípcios para construir o Tabernáculo e para se prepararem para a jornada rumo à Terra Prometida.

Não é uma forma de vingança porque Deus havia ordenado que os hebreus o fizessem como forma de compensação pelos anos de escravidão e opressão que haviam sofrido.

Não é uma forma de violência porque os hebreus não usaram a força para despojar os egípcios, mas sim receberam o que lhes foi dado de forma voluntária pelos egípcios.

Não é uma forma de opressão porque os hebreus não estavam oprimindo os egípcios, mas sim recebendo o que lhes foi dado de forma voluntária pelos egípcios.

Explicação de Êxodo 12:36

A história da concessão divina que permitiu que o povo hebreu despojasse os egípcios

Durante séculos, o povo hebreu sofreu nas mãos dos egípcios, sendo subjugado a trabalhos forçados e a uma vida de escravidão. No entanto, Deus prometeu a Moisés que libertaria seu povo e os conduziria à terra prometida. Para isso, ele enviou dez pragas sobre o Egito, a fim de convencer o faraó a libertar os hebreus. A décima praga foi a mais terrível de todas: a morte de todos os primogênitos do Egito. Para que os hebreus fossem poupados, Deus ordenou que eles sacrificassem um cordeiro e pintassem suas portas com o sangue do animal. Assim, o anjo da morte passaria por cima de suas casas.

Após a décima praga, o faraó finalmente cedeu e permitiu que os hebreus partissem. Mas antes de partirem, Moisés ordenou que o povo pedisse aos egípcios objetos de valor, como ouro e prata, como forma de compensação pelos anos de escravidão. Surpreendentemente, os egípcios atenderam aos pedidos dos hebreus e lhes deram tudo o que pediram. Isso foi uma concessão divina, pois Deus havia prometido que os hebreus sairiam do Egito com grandes riquezas.

Assim, os hebreus despojaram os egípcios e partiram em direção à terra prometida. Esse episódio é lembrado até hoje como um exemplo da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas e da sua capacidade de mudar o coração dos homens, fazendo com que até mesmo os inimigos do seu povo lhes concedam favores.

Versões

Bíblia NAA
36

E o Senhor fez com que o seu povo encontrasse favor da parte dos egípcios, de maneira que estes lhes davam o que pediam. E despojaram os egípcios.

Bíblia NTLH
36

O Senhor Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios.