Ester 8:14

14

Os mensageiros, montando cavalos das estrebarias do rei, saíram a galope, por causa da ordem do rei. O decreto também foi publicado na cidadela de Susã.

Significado do Versículo

Os mensageiros eram enviados do rei.

Eles estavam montando cavalos.

Os cavalos vieram das estrebarias do rei.

Os mensageiros estavam galopando por causa da ordem do rei.

A ordem do rei era para que os mensageiros entregassem o decreto.

O decreto concedia aos judeus o direito de se defenderem contra seus inimigos.

O decreto foi publicado na cidadela de Susã.

A cidadela de Susã era a capital do Império Persa e um importante centro político e militar.

O rei mencionado na passagem era o rei persa Xerxes.

A passagem faz parte do livro de Ester, que conta a história de como Ester, uma judia, se tornou rainha da Pérsia e salvou seu povo da aniquilação.

Explicação de Ester 8:14

A emocionante história da ordem real que mudou o destino de um povo

No livro de Ester, encontramos uma história que se passa no Império Persa, onde o rei Assuero governava. Hamã, um dos conselheiros do rei, planejou matar todos os judeus do império, mas a rainha Ester, que era judia, intercedeu pelo seu povo e conseguiu que o rei revogasse o decreto de Hamã. Assim, no dia 13 do mês de Adar, os judeus puderam se defender dos seus inimigos e muitos foram salvos.

Após essa vitória, o rei Assuero deu a Ester e a Mardoqueu, primo de Ester, o poder de emitir um novo decreto que permitisse aos judeus se defenderem de qualquer ataque futuro. E assim foi feito. Os mensageiros foram enviados para todas as províncias do império, levando a notícia do novo decreto e a possibilidade de defesa aos judeus.

Os mensageiros montaram cavalos das estrebarias do rei e saíram a galope, cumprindo a ordem do rei com urgência e determinação. Eles percorreram as estradas do império, atravessaram rios e montanhas, chegando a todas as cidades e vilarejos. O decreto foi lido em voz alta nas praças públicas, nas sinagogas e nas casas dos judeus. Todos ficaram sabendo da nova ordem real e se alegraram com a possibilidade de se defenderem dos seus inimigos.

Na cidadela de Susã, onde o rei Assuero residia, o decreto também foi publicado. A cidade estava em festa, pois os judeus haviam sido salvos da morte certa e agora tinham o direito de se defenderem. Ester e Mardoqueu foram honrados pelo rei e pelo povo, pois haviam lutado pelo bem do seu povo e conseguido uma vitória histórica.

Assim, a ordem real que permitiu aos judeus se defenderem de seus inimigos foi cumprida com eficiência e rapidez pelos mensageiros do rei. O povo judeu pode celebrar a sua vitória e agradecer a Deus por ter colocado Ester e Mardoqueu em posições de influência no império persa. A história de Ester é uma lição de coragem, fé e determinação, que inspira gerações até hoje.

Versões

14

Os mensageiros, montados em ginetes que se usavam no serviço do rei, partiram imediatamente, impelidos pela ordem do rei. E a lei foi publicada na cidadela de Susã.

14

O rei deu a ordem, os mensageiros montaram cavalos ligeiros da estrebaria real e saíram depressa. O decreto foi lido em público também em Susã, a capital.