Ester 8:13
Uma cópia do texto do decreto foi publicada como lei em cada província e levada ao conhecimento do povo de cada nação, a fim de que naquele dia os judeus estivessem prontos para vingar-se dos seus inimigos.
Significado de Ester 8:13
A passagem bíblica de Ester 8:13 ocorreu durante o reinado de Assuero, o rei da Pérsia.
O rei na época em que o decreto foi publicado era Assuero.
O decreto foi publicado para permitir que os judeus se defendessem de seus inimigos.
O conteúdo do decreto permitia que os judeus se defendessem e matassem seus inimigos.
O povo judeu ficou aliviado e agradecido por poder se defender.
"Vingar-se" na passagem bíblica significa se defender e retaliar contra seus inimigos.
Os judeus e seus inimigos tinham uma relação de hostilidade e conflito.
Depois que o decreto foi publicado, os judeus conseguiram se defender e matar seus inimigos.
A história de Ester se relaciona com a história do povo judeu porque mostra como Deus os protegeu e salvou da destruição.
A mensagem principal que podemos tirar dessa passagem bíblica é que Deus sempre protege e salva seu povo, mesmo em situações difíceis e perigosas.
Explicação de Ester 8:13
O decreto que permitiu a vingança dos judeus contra seus inimigos
Durante o Império Persa, o rei Assuero escolheu a bela Ester como rainha. Ela, por sua vez, era judia e escondeu sua identidade do rei. Hamã, um dos conselheiros do rei, planejou exterminar todos os judeus do império, e conseguiu que o rei assinasse um decreto permitindo a matança.
Ester, então, revelou sua identidade ao rei e pediu que ele revogasse o decreto. O rei concordou, mas não podia revogar um decreto real. Então, ele permitiu que Ester e Mordecai, seu primo e líder dos judeus, escrevessem outro decreto permitindo que os judeus se defendessem no dia em que seriam atacados.
Esse novo decreto foi enviado a todas as províncias do império, e o povo de cada nação foi informado sobre ele. No dia marcado para o ataque, os judeus se defenderam com sucesso e conseguiram vencer seus inimigos.
O versículo em questão se refere a esse novo decreto, que foi publicado como lei em todas as províncias e levado ao conhecimento do povo de cada nação. Isso foi feito para que os judeus estivessem prontos para se defender no dia marcado e pudessem vingar-se de seus inimigos.
Esse episódio é lembrado pelos judeus até hoje na festa de Purim, que celebra a vitória sobre Hamã e a salvação do povo judeu. O livro de Ester, onde essa história é contada, é um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia.
Versões
Uma cópia da carta, que determinava a proclamação da lei em todas as províncias, foi enviada a todos os povos, para que os judeus se preparassem para aquele dia, para se vingarem dos seus inimigos.
Uma cópia da ordem do rei devia ser publicada como lei e ser lida em público em todas as províncias, para que no dia marcado os judeus estivessem prontos para se vingar dos seus inimigos.