Deuteronômio 28:63

63

Assim como foi agradável ao Senhor fazê-los prosperar e aumentar em número, também lhe será agradável arruiná-los e destruí-los. Vocês serão desarraigados da terra em que estão entrando para dela tomar posse.

Significado do Versículo

Este versículo está se referindo ao fato de que Deus abençoou o povo de Israel e os fez prosperar quando eles obedeceram aos seus mandamentos.

Deus arruinaria e destruiria o povo como uma consequência da sua desobediência e rebelião contra ele.

Este versículo faz parte do livro de Deuteronômio, que é uma coleção de sermões de Moisés para o povo de Israel antes de entrarem na Terra Prometida.

"Ser desarraigado da terra" significa ser expulso da terra que Deus havia prometido ao povo de Israel.

Este versículo não se aplica diretamente aos cristãos hoje em dia, mas podemos aprender com a história de Israel e aplicar os princípios de obediência e desobediência a Deus em nossas próprias vidas.

Podemos evitar ser arruinados e destruídos através da obediência aos mandamentos de Deus e do arrependimento quando pecamos.

Podemos reconciliar este versículo com a ideia de um Deus amoroso e misericordioso entendendo que ele é um Deus justo que não tolera a desobediência, mas que também é misericordioso e oferece o perdão e a restauração para aqueles que se arrependem.

Explicação de Deuteronômio 28:63

A História da Profecia de Destruição e Ruína

Deuteronômio 28:63 é uma profecia bíblica que fala sobre a destruição e ruína que viria sobre o povo de Israel caso eles se desviassem dos caminhos de Deus. A referência é parte do livro de Deuteronômio, que contém uma série de discursos de Moisés para o povo de Israel antes de sua morte e da entrada deles na Terra Prometida.

No capítulo 28, Moisés fala sobre as bênçãos que viriam sobre o povo de Israel caso eles obedecessem aos mandamentos de Deus. Ele descreve uma série de bênçãos que incluem prosperidade, saúde, vitória sobre os inimigos e uma vida longa e feliz. No entanto, ele também fala sobre as maldições que viriam caso o povo se desviasse dos caminhos de Deus.

É nesse contexto que surge a referência de Deuteronômio 28:63. Moisés alerta o povo de Israel que, caso eles se desviem dos caminhos de Deus, Ele irá arruiná-los e destruí-los. Ele diz que assim como foi agradável ao Senhor fazê-los prosperar e aumentar em número, também lhe será agradável arruiná-los e destruí-los. Moisés adverte que o povo será desarraigado da terra que Deus lhes deu como herança e que eles serão espalhados entre as nações.

A profecia de Moisés se cumpriu diversas vezes na história de Israel. Em 722 a.C., o reino do norte foi conquistado pelos assírios e muitos israelitas foram levados cativos. Em 586 a.C., o reino do sul foi conquistado pelos babilônios e o Templo de Jerusalém foi destruído. Muitos israelitas foram levados cativos para a Babilônia. Em 70 d.C., os romanos conquistaram Jerusalém e destruíram o Segundo Templo. Muitos judeus foram mortos ou levados cativos para Roma.

No entanto, a profecia de Moisés também fala sobre a possibilidade de arrependimento e restauração. Ele diz que, caso o povo se arrependa e volte aos caminhos de Deus, Ele irá restaurá-los e abençoá-los novamente. Moisés diz que Deus é um Deus fiel que cumpre Suas promessas e que Ele nunca abandonará Seu povo.

Deuteronômio 28:63 é uma profecia poderosa que fala sobre a importância da obediência aos mandamentos de Deus. Ela nos lembra que nossas escolhas têm consequências e que Deus é um Deus justo que recompensa a obediência e pune a desobediência. No entanto, ela também nos lembra da graça e misericórdia de Deus, que está sempre pronto a nos perdoar e nos restaurar caso nos arrependamos e voltemos aos Seus caminhos.

Versões

63

Assim como o Senhor tinha prazer em fazer bem a vocês e torná-los mais numerosos, assim também o Senhor terá prazer em destruir e fazê-los perecer; vocês serão desarraigados da terra em que estão entrando para dela tomar posse.

63

E assim como o Senhor tinha prazer em abençoá-los e fazer com que aumentassem em número, assim também terá prazer em castigá-los e destruí-los. Vocês serão arrancados da terra que vão invadir e que vai ser de vocês.