Deuteronômio 28:50
nação de aparência feroz, sem respeito pelos idosos nem piedade para com os moços.
Significado de Deuteronômio 28:50
Deuteronômio 28 é um capítulo que fala sobre as bênçãos e maldições que viriam sobre o povo de Israel, dependendo de sua obediência ou desobediência a Deus.
A "nação de aparência feroz" se refere a uma nação inimiga que viria contra o povo de Israel.
Essa nação não tem respeito pelos idosos porque a cultura dessa nação não valoriza a sabedoria e a experiência dos mais velhos.
Essa nação não tem piedade para com os moços porque a cultura dessa nação não valoriza a vida humana e não tem compaixão pelos mais fracos.
"Aparência feroz" significa que essa nação é intimidadora e ameaçadora.
Esse versículo não se aplica a uma nação específica, mas pode ser aplicado a qualquer nação ou grupo de pessoas que se enquadre nessa descrição.
Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas hoje lembrando-nos da importância de valorizar os mais velhos e ter compaixão pelos mais fracos.
A mensagem principal desse versículo é que a desobediência a Deus pode levar a consequências graves, incluindo a invasão de uma nação inimiga.
Podemos interpretar a falta de respeito pelos idosos e a falta de piedade para com os moços como um sintoma de uma cultura que não valoriza a vida humana e não tem compaixão pelos mais fracos.
Podemos lidar com uma nação ou grupo de pessoas que se enquadra nessa descrição orando por eles e trabalhando para mudar a cultura que leva a essa falta de respeito e piedade.
Explicação de Deuteronômio 28:50
A nação que não respeita os mais velhos e os jovens
Deuteronômio 28:50 é uma referência bíblica que fala sobre uma nação que não tem respeito pelos mais velhos e nem piedade pelos jovens. Essa passagem é uma das muitas que compõem o livro de Deuteronômio, que é considerado um dos livros mais importantes do Antigo Testamento.
Deuteronômio é um livro que contém muitas leis e mandamentos que foram dados por Deus ao povo de Israel. Essas leis foram dadas para que o povo pudesse viver em harmonia e obediência a Deus. No capítulo 28, encontramos uma lista de bênçãos e maldições que viriam sobre o povo de Israel, dependendo de sua obediência ou desobediência a Deus.
No versículo 50, a maldição que é descrita é a de uma nação que não tem respeito pelos mais velhos e nem piedade pelos jovens. Essa é uma maldição grave, pois o respeito pelos mais velhos é uma das bases da sociedade e a piedade pelos jovens é uma demonstração de amor e cuidado.
A história por trás desse versículo é a história de um povo que se afastou de Deus e que não seguiu seus mandamentos. Esse povo foi castigado com a maldição descrita em Deuteronômio 28:50. Eles se tornaram uma nação que não tinha respeito pelos mais velhos e nem piedade pelos jovens.
Essa falta de respeito pelos mais velhos pode ser vista em muitas sociedades ao longo da história. Em algumas culturas, os mais velhos são considerados um fardo e são abandonados ou negligenciados. Em outras culturas, os mais velhos são respeitados, mas apenas por causa de sua posição social ou econômica.
A falta de piedade pelos jovens também pode ser vista em muitas sociedades. Em algumas culturas, os jovens são explorados e maltratados. Em outras culturas, os jovens são mimados e protegidos, mas não são ensinados a ser responsáveis e a cuidar dos outros.
A mensagem de Deuteronômio 28:50 é clara: devemos respeitar os mais velhos e ter piedade pelos jovens. Essas são qualidades que são valorizadas em todas as culturas e em todas as épocas. Quando perdemos essas qualidades, perdemos nossa humanidade e nossa capacidade de viver em harmonia uns com os outros.
Em resumo, Deuteronômio 28:50 é uma referência bíblica que fala sobre uma nação que não tem respeito pelos mais velhos e nem piedade pelos jovens. Essa é uma maldição grave que foi dada a um povo que se afastou de Deus. A mensagem dessa passagem é a importância do respeito pelos mais velhos e da piedade pelos jovens, que são qualidades que são valorizadas em todas as culturas e em todas as épocas.
Versões
nação cruel, que não respeitará os velhos, nem terá piedade dos moços.
São gente cruel, que não respeita os velhos, nem tem pena dos moços.