Apocalipse 22:8
Eu, João, sou aquele que ouviu e viu estas coisas. Tendo-as ouvido e visto, caí aos pés do anjo que me mostrou tudo aquilo para mim, para adorá-lo.
Significado de Apocalipse 22:8
O autor da passagem bíblica Apocalipse 22:8 é João.
João ouviu e viu as coisas que foram reveladas a ele por Deus.
João caiu aos pés do anjo porque foi tomado pelo temor e pela reverência diante da visão que teve.
O anjo que mostrou tudo a João não é especificamente identificado na passagem.
Adorar o anjo significa prestar culto ou reverência a ele como se fosse Deus.
Não é correto adorar um anjo, pois somente Deus deve ser adorado.
A mensagem principal da passagem é a importância da reverência e do temor diante de Deus.
Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Apocalipse porque é uma das últimas visões que João teve antes do fim do mundo.
Podemos aprender com a atitude de João que devemos ter humildade e reverência diante de Deus e de suas revelações.
A adoração é importante na vida cristã porque é uma forma de expressar nossa devoção e amor a Deus.
Explicação de Apocalipse 22:8
A história por trás da adoração equivocada de João
João, um dos discípulos de Jesus, estava exilado na ilha de Patmos quando teve uma visão do fim dos tempos. Ele viu anjos, criaturas estranhas e eventos que desafiavam a compreensão humana. Tudo isso foi registrado no livro de Apocalipse, a última parte da Bíblia.
No capítulo 22, João descreve como o anjo que lhe mostrou todas essas coisas o levou a um lugar onde havia um rio de água da vida e uma árvore da vida que produzia frutos para cura das nações. João ficou maravilhado com tudo o que viu e ouviu.
No entanto, em um momento de confusão, João caiu aos pés do anjo para adorá-lo. O anjo imediatamente o repreendeu, dizendo: "Não faça isso! Sou servo como você e seus irmãos, os profetas, e como aqueles que guardam as palavras deste livro. Adore a Deus!".
Essa passagem é um lembrete importante de que só devemos adorar a Deus e não a qualquer outra criatura, mesmo que seja um anjo ou um santo. João, como um ser humano, estava propenso a cometer esse erro, mas foi corrigido pelo anjo.
A adoração equivocada é um tema recorrente na Bíblia e na história da igreja. Muitas vezes, as pessoas são tentadas a colocar sua fé em coisas ou pessoas que não são Deus, como ídolos, líderes religiosos ou até mesmo suas próprias habilidades e realizações.
A passagem de Apocalipse 22:8 é um lembrete poderoso de que só Deus merece nossa adoração e devoção. Como João, devemos nos humilhar diante dele e reconhecer sua grandeza e poder.
Embora a história por trás dessa passagem possa parecer simples, ela tem implicações profundas para a nossa vida espiritual. Devemos sempre lembrar que Deus é o único digno de nossa adoração e que qualquer outra coisa que colocamos em seu lugar é um ídolo.
Versões
Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, depois de ter ouvido e visto, prostrei-me diante dos pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
Eu, João, ouvi e vi todas essas coisas. E, quando acabei de ouvir e ver, caí de joelhos aos pés do anjo que me mostrou essas coisas e ia adorá-lo.