Amós 9:15
Plantarei Israel em sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhe dei", diz o SENHOR, o seu Deus.
Significado de Amós 9:15
Amós, um profeta do Antigo Testamento.
A passagem foi escrita durante o reinado de Jeroboão II, quando Israel estava em um período de prosperidade material, mas também de injustiça social e corrupção religiosa.
Significa que Deus irá restaurar Israel em sua terra natal após o exílio.
Significa que Israel nunca mais será expulso de sua terra novamente.
O povo de Israel.
O propósito é encorajar o povo de Israel a se arrepender e voltar para Deus, pois Ele tem o poder de restaurá-los em sua terra natal.
A promessa de Deus em Amós 9:15 está relacionada com outras promessas bíblicas de restauração e salvação, como a promessa de um Messias e a promessa de um novo céu e uma nova terra.
A terra é importante para o povo de Israel porque Deus prometeu a Abraão que lhe daria a terra de Canaã como herança eterna para seus descendentes.
A promessa de Deus em Amós 9:15 se cumpriu quando o povo de Israel retornou do exílio na Babilônia e reconstruiu o templo e a cidade de Jerusalém.
A mensagem relevante para os cristãos hoje em dia na passagem de Amós 9:15 é que Deus é fiel em suas promessas e tem o poder de restaurar e salvar aqueles que se arrependem e voltam para Ele.
Explicação de Amós 9:15
A promessa divina de restauração da terra de Israel
Há muito tempo atrás, o povo de Israel viveu em sua própria terra, mas por causa de suas transgressões, foram levados ao exílio na Babilônia. Durante séculos, eles vagaram por outras terras, sonhando com o dia em que poderiam voltar para casa.
Foi nesse contexto que o profeta Amós proferiu suas palavras de esperança e restauração. Ele declarou que Deus plantaria Israel em sua própria terra e que nunca mais seriam desarraigados.
Essa promessa foi cumprida em parte quando o rei Ciro da Pérsia permitiu que os judeus retornassem à sua terra natal e reconstruíssem o Templo em Jerusalém. No entanto, a história de Israel ainda estava repleta de altos e baixos, com invasões estrangeiras, guerras e ocupações.
Mas a promessa de Amós permaneceu viva na mente do povo, e eles continuaram a lutar por sua independência e liberdade. Finalmente, em 1948, o Estado de Israel foi estabelecido, e os judeus puderam mais uma vez chamar a terra de Israel de sua casa.
Hoje, a promessa de Amós continua a ser uma fonte de conforto e esperança para o povo de Israel. Apesar dos desafios e conflitos que ainda enfrentam, eles sabem que Deus está com eles e que sua terra é um presente divino que nunca mais será tirado deles.
Versões
Eu os plantarei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, nunca mais serão arrancados", diz o Senhor , seu Deus.
Plantarei o meu povo na terra que lhes dei, e eles nunca mais serão arrancados dali. Eu, o Senhor , o Deus de vocês, falei.