Amós 5:11

11

Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.

Significado do Versículo

Os "vocês" mencionados no versículo são os ricos e poderosos da época.

"Pisar no pobre" significa oprimir e explorar os mais fracos economicamente.

Os ricos forçavam os pobres a dar-lhes trigo através de impostos e tributos abusivos.

A construção de mansões de pedra representa a ostentação e a falta de compaixão dos ricos em relação aos pobres.

Os ricos não morarão em suas mansões porque serão punidos por Deus.

"Plantar vinhas verdejantes" significa investir em negócios e empreendimentos lucrativos.

Os ricos eram impedidos de beber do seu vinho porque Deus os castigaria.

A plantação de vinhas representa a busca desenfreada por riquezas e prazeres terrenos.

O castigo mencionado no versículo é a punição divina pelos pecados cometidos pelos ricos.

Podemos aplicar essa mensagem hoje em dia através da busca por justiça social e da compaixão pelos mais fracos economicamente.

Explicação de Amós 5:11

A maldição dos opressores: a história por trás da referência bíblica sobre a exploração dos pobres

O versículo em questão é uma passagem do livro de Amós, um profeta do Antigo Testamento que viveu no século VIII a.C. Amós foi chamado por Deus para profetizar contra as injustiças sociais e a corrupção que assolavam o reino de Israel na época. Em suas pregações, ele denunciava a opressão dos ricos sobre os pobres, a idolatria e a hipocrisia religiosa.

No capítulo 5 de seu livro, Amós adverte os líderes de Israel sobre as consequências de sua ganância e exploração dos menos favorecidos. Ele os acusa de pisar nos pobres e obrigá-los a dar-lhes seus alimentos, mesmo que estes sejam sua única fonte de subsistência. Em outras palavras, os ricos estavam tirando proveito da vulnerabilidade dos mais pobres para enriquecer ainda mais.

Amós então profetiza que, apesar de terem construído mansões luxuosas e plantado vinhas frutíferas, os opressores não desfrutariam de suas riquezas. Eles seriam punidos por Deus e perderiam tudo o que haviam acumulado às custas da exploração alheia. Essa maldição divina seria uma forma de justiça para aqueles que haviam sido oprimidos e explorados pelos ricos.

Essa mensagem de Amós é extremamente relevante nos dias de hoje, em que a desigualdade social e a exploração dos mais pobres ainda são problemas graves em muitas partes do mundo. A passagem bíblica nos lembra que a ganância e a opressão não passam despercebidas aos olhos de Deus e que a justiça divina pode ser implacável para aqueles que se beneficiam da miséria alheia.

Em resumo, a referência bíblica de Amós 5:11 nos alerta sobre a maldição que recai sobre aqueles que exploram os mais pobres e nos lembra da importância da justiça social e da solidariedade com os menos favorecidos.

Versões

11

Portanto, visto que pisam os pobres e deles exigem tributo de trigo, vocês não habitarão nas casas de pedras lavradas que construíram, nem beberão o vinho das belas videiras que plantaram.

11

vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Por isso, vocês não vão viver nas casas luxuosas que construíram, nem chegarão a beber o vinho das belas parreiras que plantaram.