Amós 3:10

10

"Eles não sabem como agir direito", declara o SENHOR, "eles, que acumulam em seus palácios o que roubaram e saquearam".

Significado do Versículo

O autor da passagem bíblica Amós 3:10 é o profeta Amós.

A passagem foi escrita durante o reinado de Jeroboão II, por volta do século VIII a.C., em Israel.

"Eles" se refere aos líderes e governantes de Israel que estavam agindo de forma injusta e desonesta.

"Não saber como agir direito" significa não ter conhecimento ou não seguir os princípios da justiça e da honestidade.

O fato de acumularem riquezas de forma desonesta demonstra que essas pessoas não têm o conhecimento ou a vontade de agir de forma justa.

"Acumular em seus palácios o que roubaram e saquearam" significa que essas pessoas estavam enriquecendo às custas dos mais pobres e oprimidos.

A mensagem que o SENHOR está transmitindo é que a justiça e a honestidade são valores fundamentais para Ele e que aqueles que agem de forma contrária serão punidos.

A justiça e a honestidade são valores fundamentais para Deus porque elas refletem a Sua natureza e o Seu caráter.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje em dia buscando agir com justiça e honestidade em todas as nossas relações e transações.

A passagem Amós 3:10 está relacionada com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância da justiça e da honestidade, como Provérbios 11:1 ("O SENHOR detesta balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer") e Isaías 1:17 ("Aprendam a fazer o bem; busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão e defendam a causa da viúva").

Explicação de Amós 3:10

Aqueles que acumulam riquezas através de meios ilícitos

O versículo de Amós 3:10 é uma advertência do Senhor aos líderes do povo de Israel, que estavam acumulando riquezas através de meios ilícitos. Amós era um profeta do Antigo Testamento que pregava a justiça social e a necessidade de se viver de acordo com os mandamentos de Deus. Ele foi enviado por Deus para alertar o povo de Israel sobre a sua conduta pecaminosa e a necessidade de se arrependerem.

Na época em que Amós profetizou, o povo de Israel estava dividido em dois reinos: o reino do norte, conhecido como Israel, e o reino do sul, conhecido como Judá. Amós foi enviado para profetizar no reino do norte, que estava em um período de grande prosperidade econômica, mas também de grande injustiça social. Os líderes do povo estavam acumulando riquezas através de meios ilícitos, explorando os pobres e oprimindo os fracos.

O versículo de Amós 3:10 é uma denúncia dessa conduta pecaminosa. O Senhor declara que os líderes do povo não sabem como agir direito, pois estão acumulando em seus palácios o que roubaram e saquearam. Eles estão enriquecendo às custas dos pobres e oprimidos, e não estão seguindo os mandamentos de Deus.

A mensagem de Amós é uma mensagem de justiça social e de amor ao próximo. Ele pregava que o povo de Israel deveria se arrepender de seus pecados e voltar a viver de acordo com os mandamentos de Deus. Ele denunciava a corrupção e a exploração dos pobres, e exortava os líderes do povo a agirem com justiça e retidão.

O versículo de Amós 3:10 é uma advertência para todos nós, que vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social e pela injustiça. Ele nos lembra que o Senhor está atento à nossa conduta e que devemos agir com retidão e justiça em todas as nossas relações. Devemos buscar a justiça social e o amor ao próximo, seguindo os mandamentos de Deus e vivendo de acordo com a sua vontade.

Versões

10

Porque o povo de Samaria não sabe fazer o que é reto", diz o Senhor , "e entesoura nos seus palácios a violência e a devastação."

10

O Senhor Deus diz: — O povo de Samaria não sabe fazer nada com honestidade, e os seus palácios estão cheios de coisas roubadas com violência.