2 Reis 8:4
O rei estava conversando com Geazi, servo do homem de Deus, e disse: "Conte-me todos os prodígios que Eliseu tem feito".
Significado de 2 Reis 8:4
O rei não é especificado no versículo.
Geazi era o servo do homem de Deus mencionado no versículo.
O homem de Deus mencionado era Eliseu.
"Prodígios" se refere a milagres ou feitos extraordinários realizados por Eliseu.
O número exato de prodígios que Eliseu havia feito até aquele momento não é especificado.
O rei queria saber sobre os prodígios de Eliseu provavelmente por curiosidade ou para avaliar o poder do profeta.
Geazi respondeu contando sobre a ressurreição do filho da sunamita.
Geazi contou sobre a ressurreição do filho da sunamita em particular porque este foi um dos milagres mais notáveis realizados por Eliseu.
A reação do rei não é especificada no versículo.
Este versículo destaca a reputação de Eliseu como um profeta poderoso e mostra como sua fama se espalhou até mesmo para o palácio real.
Explicação de 2 Reis 8:4
A Conversa do Rei com o Servo do Homem de Deus
Em 2 Reis 8:4, há uma passagem que relata uma conversa entre o rei e Geazi, servo do homem de Deus. O rei pede para que Geazi conte todos os prodígios que Eliseu tem feito. Essa passagem é importante porque mostra a curiosidade do rei em relação aos feitos de Eliseu, um profeta que realizava milagres em nome de Deus.
A história começa com Eliseu sendo chamado pelo rei para curar Naamã, um general sírio que sofria de lepra. Eliseu orienta Naamã a mergulhar sete vezes no rio Jordão e, após obedecer, Naamã é curado. O general, então, se converte ao Deus de Israel e oferece presentes a Eliseu em agradecimento.
Em outra ocasião, Eliseu ajuda uma viúva que estava endividada e prestes a perder seus filhos para pagamento de dívidas. Ele orienta a viúva a pegar emprestado vasos vazios e, milagrosamente, o azeite que ela tinha em casa se multiplica para encher todos os vasos. Com o dinheiro obtido com a venda do azeite, a viúva consegue pagar suas dívidas e sustentar sua família.
Além disso, Eliseu também ressuscita o filho da Sunamita, uma mulher que o hospedava em sua casa. Quando o menino morre, a Sunamita vai até Eliseu e pede ajuda. Ele vai até a casa da mulher, ora a Deus e o menino volta à vida.
Esses são apenas alguns dos prodígios que Eliseu realizou em nome de Deus. O rei, curioso, pede para que Geazi conte todos os feitos do profeta. Geazi, então, relata as histórias que envolvem Naamã, a viúva e o filho da Sunamita, além de outras passagens.
Essa passagem mostra a importância dos milagres realizados por Eliseu e como eles chamavam a atenção das pessoas, inclusive do rei. Além disso, ela também destaca a importância de se reconhecer a ação de Deus na vida das pessoas e agradecer por seus feitos.
Versões
O rei estava falando com Geazi, o servo do homem de Deus, dizendo: — Conte-me todas as grandes obras que Eliseu tem feito.
O rei estava falando com Geazi, o empregado de Eliseu, pois queria saber dos milagres que Eliseu havia feito.