2 Reis 5:13
Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado! "
Significado de 2 Reis 5:13
Os servos mencionados são os servos de Naamã, um comandante do exército sírio.
O profeta mencionado é Eliseu.
O profeta pediu para Naamã se lavar sete vezes no rio Jordão.
Naamã ficou irritado porque esperava que o profeta realizasse um milagre para curá-lo.
Os servos de Naamã disseram que se o profeta tivesse pedido algo difícil, Naamã teria feito, então por que não seguir o conselho simples do profeta!?
Após ouvir seus servos, Naamã decidiu seguir o conselho do profeta.
Naamã decidiu seguir o conselho dos seus servos porque ele percebeu que o conselho era simples e fácil de seguir.
Depois que Naamã se lavou no rio Jordão, sua pele ficou curada e limpa.
Após ser curado, Naamã voltou para Eliseu e agradeceu a Deus por sua cura.
Essa passagem nos ensina que a humildade é importante para receber bênçãos de Deus e que muitas vezes a solução para nossos problemas pode ser simples e fácil de seguir.
Explicação de 2 Reis 5:13
A história do comandante sírio que se curou da lepra
Era uma vez um comandante sírio chamado Naamã. Ele era muito respeitado pelo rei da Síria, pois era um grande guerreiro e havia vencido muitas batalhas. No entanto, Naamã sofria de lepra, uma doença de pele que naquela época era considerada incurável e altamente contagiosa.
Certo dia, uma menina israelita que havia sido capturada durante uma das batalhas de Naamã, disse à esposa dele que havia um profeta em Israel que poderia curar a lepra de Naamã. O rei da Síria, ao saber disso, enviou uma carta ao rei de Israel pedindo que ele curasse Naamã.
O rei de Israel ficou muito preocupado, pois ele não tinha o poder de curar a lepra de ninguém. Mas o profeta Eliseu soube da situação e mandou dizer ao rei que ele deveria enviar Naamã até ele.
Quando Naamã chegou à casa de Eliseu, o profeta nem sequer saiu para recebê-lo. Em vez disso, ele mandou um mensageiro dizer a Naamã que ele deveria se banhar sete vezes no rio Jordão para ser curado.
Naamã ficou furioso. Ele esperava que o profeta fizesse algum tipo de ritual mágico ou que pelo menos o curasse com um toque de suas mãos. Ele não queria se banhar no rio Jordão, que ele considerava sujo e inferior aos rios de sua terra natal.
Mas os seus servos lhe disseram: "Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais, quando ele apenas lhe diz para que se lave e seja purificado!"
Finalmente, Naamã decidiu seguir o conselho dos seus servos. Ele se banhou sete vezes no rio Jordão e, para sua surpresa, sua pele ficou completamente curada. Ele voltou para a casa de Eliseu e disse: "Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel".
Naamã tentou dar presentes a Eliseu, mas o profeta recusou. Naamã então pediu desculpas por ter duvidado da palavra de Deus e prometeu adorá-lo pelo resto da sua vida.
Essa história é um exemplo de como a fé pode curar até mesmo as doenças mais terríveis. Naamã aprendeu que a cura não vem de rituais mágicos ou de poderosos guerreiros, mas sim da obediência à palavra de Deus.
Versões
Então os seus oficiais se aproximaram e lhe disseram: — Meu pai, se o profeta tivesse dito alguma coisa difícil, por acaso o senhor não faria? Muito mais agora que ele apenas disse: "Lave-se e você ficará limpo."
Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: — Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?