1 Reis 15:18
Então Asa ajuntou a prata e o ouro que haviam sobrado no tesouro do templo do Senhor e do seu próprio palácio. Confiou tudo isso a alguns dos seus oficiais e os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabriom e neto de Heziom, rei da Síria, que governava em Damasco,
Significado de 1 Reis 15:18
Asa é o rei de Judá, filho de Abias e neto de Roboão.
O tesouro do templo do Senhor é o local onde eram guardadas as ofertas e doações feitas pelos fiéis ao templo.
O palácio de Asa é a residência real do rei de Judá.
Asa juntou prata e ouro para enviar como tributo a Ben-Hadade, rei da Síria.
"Sobrado" significa que havia prata e ouro em excesso no tesouro do templo e no palácio de Asa.
Os oficiais de Asa eram membros do seu governo e responsáveis por executar suas ordens.
Ben-Hadade é o rei da Síria, filho de Tabriom e neto de Heziom.
Tabriom é o pai de Ben-Hadade e avô de Heziom.
Heziom é o avô de Ben-Hadade e pai de Tabriom.
"Governava em Damasco" significa que Ben-Hadade era o rei da cidade de Damasco, capital da Síria.
Explicação de 1 Reis 15:18
O versículo 1 Reis 15:18 descreve uma ação do Rei Asa, que ajuntou a prata e o ouro que haviam sobrado no tesouro do templo do Senhor e do seu próprio palácio. Ele confiou tudo isso a alguns dos seus oficiais e os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabriom e neto de Heziom, rei da Síria, que governava em Damasco.
Ben-Hadade é mencionado em outras passagens bíblicas, como em 1 Reis 20, onde ele lidera um exército contra Israel. Ele também é mencionado em 2 Reis 6, onde ele tenta capturar o profeta Eliseu. Ben-Hadade é descrito como um rei poderoso e agressivo, que frequentemente entra em conflito com Israel.
A ação de Asa em enviar ouro e prata para Ben-Hadade pode ser vista como uma tentativa de estabelecer uma aliança ou acordo com o rei sírio. Isso pode ter sido motivado pela ameaça de invasão síria ou por uma tentativa de garantir a paz e a segurança para o seu reino. No entanto, a ação de Asa também pode ser vista como uma falta de confiança em Deus para proteger Israel.
Em última análise, o versículo 1 Reis 15:18 nos lembra da importância de confiar em Deus em todas as circunstâncias e de não confiar em alianças ou acordos com outros reinos ou nações. Devemos buscar a orientação e a proteção de Deus em todas as nossas decisões e ações.
Versões
Então Asa pegou toda a prata e ouro restantes nos tesouros da Casa do Senhor e os tesouros do palácio real e os entregou aos seus servos. E o rei Asa os enviou a Ben-Hadade, filho de Tabrimom, filho de Heziom, rei da Síria, que morava em Damasco, dizendo:
Por isso, o rei Asa pegou toda a prata e todo o ouro que haviam ficado no Templo e no palácio e entregou a alguns dos seus servidores, a fim de que levassem para Damasco e entregassem ao rei Ben-Hadade, que era filho de Tabrimom e neto de Heziom. Junto foi a seguinte mensagem: