1 Reis 15:12
Expulsou do país os prostitutos cultuais e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito.
Significado de 1 Reis 15:12
O personagem mencionado em 1 Reis 15:12 é o rei Asa de Judá.
Ele expulsou do país os prostitutos cultuais e se desfez de todos os ídolos que seu pai havia feito.
"Prostitutos cultuais" se refere a pessoas que se prostituíam em nome de deuses pagãos em templos ou santuários.
O pai de Asa, o rei Abias, havia feito ídolos por causa de sua idolatria.
Asa provavelmente ordenou que seus soldados expulsassem os prostitutos cultuais e destruíssem os ídolos.
Asa realizou essa ação porque queria seguir a vontade de Deus e se livrar da idolatria que havia se infiltrado em Judá.
Essa ação foi bem vista por Deus, pois Asa estava seguindo os mandamentos divinos e se afastando da idolatria.
Essa ação teve um impacto positivo na história de Israel, pois ajudou a manter a pureza religiosa em Judá.
Outros reis de Judá seguiram o exemplo de Asa e também se livraram da idolatria.
A mensagem principal que podemos extrair desse versículo é a importância de seguir a vontade de Deus e se afastar da idolatria e da corrupção religiosa.
Explicação de 1 Reis 15:12
O versículo 1 Reis 15:12 fala sobre a atitude do rei Asa em relação à idolatria em seu país. Ele expulsou os prostitutos cultuais e destruiu todos os ídolos que seu pai havia feito.
Asa foi um dos reis de Judá e é descrito como um rei que fez o que era reto aos olhos do Senhor (1 Reis 15:11). Ele reinou por 41 anos e durante seu reinado, ele buscou a Deus e removeu a idolatria do país.
A idolatria era um grande problema em Judá e em Israel na época. Muitas pessoas adoravam ídolos e se envolviam em práticas pagãs. Isso era uma abominação aos olhos de Deus e muitos profetas foram enviados para advertir o povo sobre as consequências da idolatria.
Asa entendeu a gravidade da situação e tomou medidas drásticas para remover a idolatria do país. Ele expulsou os prostitutos cultuais, que eram pessoas que se prostituíam em nome da religião, e destruiu todos os ídolos que seu pai havia feito. Isso foi um ato corajoso, pois ele estava indo contra a cultura e as tradições do país.
A atitude de Asa é um exemplo para nós hoje em dia. A idolatria ainda é um problema em muitas culturas e muitas pessoas adoram ídolos ou se envolvem em práticas pagãs. Devemos seguir o exemplo de Asa e buscar a Deus, removendo tudo o que nos afasta dele.
Em resumo, o versículo 1 Reis 15:12 fala sobre a atitude corajosa do rei Asa em remover a idolatria do país. Ele expulsou os prostitutos cultuais e destruiu todos os ídolos que seu pai havia feito. Isso foi um exemplo para nós hoje em dia de como devemos buscar a Deus e remover tudo o que nos afasta dele.
Versões
Porque tirou da terra os prostitutos cultuais e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram.
Asa expulsou do país todos os que praticavam a prostituição como parte dos cultos pagãos e retirou todos os ídolos feitos por aqueles que haviam sido reis antes dele.