1 Reis 14:7
Vá dizer a Jeroboão que é isto o que o Senhor, o Deus de Israel, diz: ‘Tirei-o dentre o povo e o tornei líder sobre o meu povo Israel.
Significado de 1 Reis 14:7
Jeroboão era um líder político em Israel que se rebelou contra o rei Salomão e se tornou o primeiro rei do Reino do Norte.
Deus tirou Jeroboão do povo para cumprir uma profecia de que ele seria o líder do Reino do Norte.
Deus fez de Jeroboão líder sobre o povo de Israel para cumprir sua vontade e seus planos para o povo.
Ser líder do povo de Israel significava ser responsável por liderar o povo em questões políticas, religiosas e sociais.
Deus está falando com Jeroboão para transmitir uma mensagem importante e para orientá-lo em seu papel como líder.
Deus disse a Jeroboão que se ele obedecesse aos mandamentos de Deus, sua dinastia seria estabelecida para sempre.
O contexto histórico deste versículo é a divisão do Reino de Israel em dois reinos separados: o Reino do Norte (Israel) e o Reino do Sul (Judá).
O propósito deste versículo é mostrar que Deus tem um plano para o povo de Israel e que ele escolhe líderes para cumprir seus planos.
Este versículo se relaciona com o restante do livro de 1 Reis, que conta a história dos reis de Israel e Judá e como eles cumpriram ou não cumpriram a vontade de Deus.
A mensagem principal deste versículo é que Deus escolhe líderes para cumprir seus planos e que a obediência a Deus é fundamental para a estabilidade e prosperidade de um reino.
Explicação de 1 Reis 14:7
O versículo 1 Reis 14:7 é uma citação do Senhor, o Deus de Israel, direcionada a Jeroboão, líder do povo de Israel. Nessa passagem, Deus afirma ter escolhido Jeroboão para liderar seu povo, retirando-o do meio do povo e o colocando em posição de liderança.
Jeroboão foi um rei de Israel que governou após a morte de Salomão. Ele liderou o reino do norte, composto por dez tribos, enquanto o reino do sul era governado pela tribo de Judá. Jeroboão foi escolhido por Deus para liderar seu povo, mas acabou se afastando dos caminhos do Senhor e levando o povo de Israel ao pecado.
A citação em 1 Reis 14:7 pode ser interpretada como uma repreensão de Deus a Jeroboão por ter se afastado de seus caminhos e levado seu povo ao pecado. Deus lembra a Jeroboão que ele foi escolhido para liderar seu povo e que deve agir de acordo com a vontade divina.
Essa passagem pode ser aplicada a todos nós, como um lembrete de que Deus nos escolheu para um propósito específico e que devemos agir de acordo com sua vontade. Devemos sempre buscar a orientação divina em nossas vidas e liderar com sabedoria e justiça, lembrando que fomos escolhidos por Deus para cumprir um propósito em sua obra.
Versões
Vá e diga a Jeroboão: Assim diz o Senhor , Deus de Israel: "Eu tirei você do meio do povo e fiz com que você se tornasse chefe sobre o meu povo de Israel.
Vá dizer a Jeroboão que o Senhor , o Deus de Israel, manda dizer a ele o seguinte: “Eu escolhi você do meio do povo e o tornei governador do meu povo de Israel.