1 Reis 14:23

23

Também construíram para si altares idólatras, colunas sagradas e postes sagrados sobre todos os montes e debaixo de todas as árvores frondosas.

Significado do Versículo

Altares idólatras eram lugares onde as pessoas ofereciam sacrifícios a deuses falsos em vez de adorar a Deus verdadeiro.

Colunas sagradas eram pilares de pedra ou madeira usados como símbolos de adoração a deuses falsos.

Postes sagrados eram postes de madeira ou pedra usados como símbolos de adoração a deuses falsos.

Eles construíram esses altares para adorar deuses falsos em vez de adorar a Deus verdadeiro.

"Sobre todos os montes" significa que eles construíram esses altares em lugares altos, onde podiam ser vistos de longe.

"Debaixo de todas as árvores frondosas" significa que eles construíram esses altares em lugares sombreados, onde podiam se esconder e adorar em segredo.

Os israelitas construíram esses altares.

O propósito desses altares era adorar deuses falsos e desobedecer a Deus verdadeiro.

Deus condena a construção desses altares porque Ele é o único Deus verdadeiro e não tolera a adoração de outros deuses.

Isso se relaciona com a história de Israel porque muitas vezes eles se afastaram de Deus e adoraram deuses falsos, o que resultou em punição e disciplina de Deus.

Explicação de 1 Reis 14:23

O versículo 1 Reis 14:23 descreve a construção de altares idólatras, colunas sagradas e postes sagrados pelos israelitas em todos os montes e debaixo de todas as árvores frondosas. Essas práticas eram comuns entre os povos pagãos da época, mas eram proibidas pela lei de Deus.

A construção de altares idólatras e a adoração de outros deuses foram um problema constante para os israelitas ao longo da história bíblica. O rei Jeroboão, que governou o reino do norte de Israel após a divisão do reino, construiu dois bezerros de ouro para que o povo adorasse, em vez de ir a Jerusalém para adorar a Deus no templo (1 Reis 12:28-33).

As colunas sagradas e postes sagrados mencionados no versículo 1 Reis 14:23 eram objetos de culto pagão que eram comuns na região. Eles eram frequentemente associados à fertilidade e à adoração da deusa Aserá. A construção desses objetos era proibida pela lei de Deus (Deuteronômio 16:21-22).

A construção desses altares e objetos de culto era uma forma de desobediência à lei de Deus e uma tentativa de buscar a ajuda de outros deuses em vez de confiar em Deus. Essas práticas levaram à queda de Israel e Judá e à destruição do templo em Jerusalém.

Hoje em dia, podemos aplicar essa lição à nossa própria vida. Devemos confiar em Deus e seguir a sua lei, em vez de buscar ajuda em outras fontes. A construção de altares idólatras pode assumir muitas formas em nossas vidas, desde a busca por riquezas e poder até a adoração de celebridades ou ídolos culturais. Devemos sempre lembrar que Deus é o único que pode nos ajudar verdadeiramente e nos guiar em nossas vidas.

Versões

23

Porque também os de Judá edificaram altos, estátuas, colunas e postes da deusa Aserá sobre todas as colinas e debaixo de todas as árvores frondosas.

23

Eles construíram altares nos morros para a adoração de falsos deuses e, no alto dos morros e debaixo de árvores que dão sombra, levantaram colunas do deus Baal e postes da deusa Aserá para adorar.