1 Reis 14:17
Então a mulher de Jeroboão levantou-se e voltou para Tirza. Assim que entrou em casa, o menino morreu.
Significado de 1 Reis 14:17
A mulher de Jeroboão é mencionada anteriormente em 1 Reis 14 como a esposa de Jeroboão e mãe do menino que morreu.
Ela voltou para Tirza provavelmente para cuidar do filho doente.
O menino mencionado é o filho da mulher de Jeroboão.
O motivo exato da morte do menino não é explicado no verso, mas pode ser inferido que foi uma consequência da doença mencionada anteriormente.
O contexto histórico é o reinado de Jeroboão sobre Israel, após a divisão do reino de Israel e Judá.
O significado teológico desse verso pode ser interpretado como um exemplo da justiça divina, que pune Jeroboão por seus pecados.
Podemos aprender com esse verso sobre as consequências do pecado e da desobediência a Deus.
A mensagem principal desse verso é que a morte do filho de Jeroboão foi uma consequência de seus pecados e desobediência a Deus.
Esse verso se relaciona com o restante do livro de 1 Reis ao mostrar a queda gradual de Jeroboão e seu reinado.
Esse verso se relaciona com o restante da Bíblia ao mostrar a importância da obediência a Deus e as consequências do pecado.
Explicação de 1 Reis 14:17
O versículo 1 Reis 14:17 conta a história da mulher de Jeroboão, que ao retornar para casa em Tirza, descobre que seu filho havia morrido. Jeroboão foi o primeiro rei do reino de Israel após a divisão do reino de Salomão. Ele governou por 22 anos e foi considerado um rei ímpio, que desobedeceu aos mandamentos de Deus e levou o povo de Israel a pecar.
A mulher de Jeroboão não é nomeada na passagem bíblica, mas é descrita como uma mãe aflita pela morte de seu filho. A Bíblia é repleta de histórias de mães que sofrem pela perda de seus filhos, como Raquel, mãe de José e Benjamim, que morreu dando à luz seu segundo filho (Gênesis 35:16-20), e a mãe do menino que foi ressuscitado por Elias (1 Reis 17:17-24).
A morte do filho da mulher de Jeroboão é vista como um castigo de Deus pelo pecado de Jeroboão. Deus havia prometido a Jeroboão que ele seria um grande rei se obedecesse aos seus mandamentos, mas Jeroboão escolheu seguir seus próprios caminhos. Como resultado, Deus prometeu que sua família seria destruída e que seu reinado seria abreviado (1 Reis 14:7-11).
A morte do filho da mulher de Jeroboão é um lembrete de que nossas escolhas têm consequências. Jeroboão escolheu desobedecer a Deus e seu filho pagou o preço por isso. Mas Deus é misericordioso e oferece a todos a oportunidade de se arrepender e voltar para ele. Como Jesus disse em João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
Versões
Então a mulher de Jeroboão se levantou, foi e chegou a Tirza. Quando ela chegou à soleira da porta, o menino morreu.
Aí a mulher de Jeroboão saiu e voltou para Tirza. Quando ela pôs os pés em casa, a criança morreu.