1 Pedro 4:18

18

E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? "

Significado do Versículo

"Ao justo é difícil ser salvo" significa que mesmo aqueles que são considerados justos podem ter dificuldades em alcançar a salvação.

É difícil para o justo ser salvo porque a vida cristã é uma jornada constante de luta contra o pecado e a tentação.

O justo é aquele que tem fé em Jesus Cristo e busca viver de acordo com os ensinamentos da Bíblia.

"Ímpio" refere-se a alguém que é ímpio, malvado ou injusto. "Pecador" refere-se a alguém que comete pecados.

A diferença entre ímpio e pecador é que o ímpio é aquele que vive uma vida de maldade e injustiça, enquanto o pecador é aquele que comete pecados, mas pode se arrepender e buscar a salvação.

O ímpio e o pecador enfrentarão a condenação eterna e a separação de Deus.

O ímpio e o pecador não podem ser salvos porque eles escolheram viver uma vida de pecado e rejeitaram a salvação oferecida por Jesus Cristo.

Podemos evitar sermos considerados ímpios e pecadores vivendo de acordo com os ensinamentos da Bíblia e buscando uma vida de santidade.

Podemos nos tornar justos por meio da fé em Jesus Cristo e buscando viver de acordo com seus ensinamentos.

Explicação de 1 Pedro 4:18

O versículo 1 Pedro 4:18 traz uma reflexão importante sobre a salvação do justo e a condenação do ímpio. A citação "E, se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?" nos leva a pensar sobre a dificuldade que o justo enfrenta para se manter fiel aos ensinamentos de Deus em um mundo cheio de tentações e pecados.

A Bíblia nos mostra que a vida do justo não é fácil, pois ele enfrenta muitas adversidades e perseguições por causa de sua fé. Em Mateus 10:22, Jesus diz que "sereis odiados de todos por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Ou seja, o justo precisa ser perseverante e fiel até o fim para alcançar a salvação.

Por outro lado, o ímpio e pecador vive em uma vida de desobediência a Deus e seus mandamentos. A Bíblia nos alerta que "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23), ou seja, a condenação eterna.

Diante disso, podemos entender que a citação do versículo 1 Pedro 4:18 nos mostra que a salvação não é algo fácil e que exige esforço e dedicação do justo. Já o ímpio e pecador, por escolher viver em desobediência a Deus, enfrentará a condenação eterna.

Portanto, devemos buscar sempre viver de acordo com os ensinamentos de Deus e nos esforçarmos para sermos justos e fiéis até o fim, para que possamos alcançar a salvação.

Versões

18

E, "se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio e do pecador?"

18

Como dizem as Escrituras Sagradas : “Se é difícil os bons serem salvos, o que será daqueles pecadores que não querem saber de Deus?”