1 Pedro 3:20
que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
Significado de 1 Pedro 3:20
As pessoas que desobedeceram nos dias de Noé são os habitantes da terra que se tornaram tão corruptos e maus que Deus decidiu destruir a humanidade com um dilúvio.
Isso significa que Deus deu tempo para as pessoas se arrependerem e mudarem seus caminhos antes de enviar o dilúvio.
A arca era uma grande embarcação construída por Noé a mando de Deus para salvar a si mesmo, sua família e os animais durante o dilúvio.
Apenas oito pessoas foram salvas na arca: Noé, sua esposa, seus três filhos e as esposas deles.
A água do dilúvio foi o meio pelo qual Deus julgou e destruiu a humanidade, mas também foi o meio pelo qual Ele salvou Noé e sua família na arca.
Apenas algumas pessoas foram salvas porque a maioria das pessoas escolheu desobedecer a Deus e continuar em seus caminhos maus.
Pedro está fazendo uma conexão entre a água do dilúvio e o batismo, que é um símbolo de purificação e renovação espiritual.
Noé é um tipo de Cristo, que também oferece salvação a todos que escolhem obedecer a Deus.
Pedro menciona isso em sua carta para encorajar os cristãos a permanecerem fiéis a Deus, mesmo quando enfrentam perseguição e sofrimento.
Podemos aplicar essa história em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância da obediência a Deus e da necessidade de nos arrependermos de nossos pecados. Também podemos ser encorajados pela esperança de salvação que Deus oferece a todos que escolhem segui-lo.
Explicação de 1 Pedro 3:20
O versículo 1 Pedro 3:20 menciona a história bíblica de Noé e a construção da arca. De acordo com a Bíblia, Deus viu que a terra estava cheia de violência e corrupção, e decidiu enviar um dilúvio para destruir toda a humanidade, exceto Noé e sua família. Noé foi instruído por Deus a construir uma arca para salvar a si mesmo, sua família e um par de cada espécie de animal.
O versículo em questão se refere aos pecadores que desobedeceram a Deus e não se arrependeram antes do dilúvio. Deus esperou pacientemente durante a construção da arca, dando-lhes a oportunidade de se arrependerem, mas eles escolheram ignorar as advertências de Noé e continuaram em seus caminhos pecaminosos.
Apenas oito pessoas foram salvas da destruição do dilúvio, mostrando que a salvação é possível apenas através da obediência a Deus. A água do dilúvio simboliza o batismo, que é um sinal de arrependimento e renovação espiritual.
Este versículo serve como um lembrete para nós de que devemos permanecer fiéis a Deus e seguir seus mandamentos, mesmo quando o mundo ao nosso redor está cheio de pecado e corrupção. Devemos estar sempre prontos para nos arrepender e buscar a salvação em Deus.
Versões
os quais, noutro tempo, foram desobedientes, quando Deus aguardava com paciência nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucas pessoas, apenas oito, foram salvas através da água.
Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água.