1 Pedro 1:14

14

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.

Significado do Versículo

Ser um "filho obediente" significa seguir a vontade de Deus e obedecer aos seus mandamentos.

Os "maus desejos" mencionados neste versículo são os desejos pecaminosos que antes dominavam a vida dos cristãos antes de conhecerem a Cristo.

Os cristãos devem evitar esses "maus desejos" porque eles são contrários à vontade de Deus e podem levar à destruição espiritual.

A "ignorância" mencionada neste versículo se refere à falta de conhecimento da verdade de Deus e da sua vontade.

Os cristãos podem resistir aos "maus desejos" através da oração, da leitura da Bíblia, do fortalecimento da sua fé e da busca por comunhão com outros cristãos.

As consequências de se deixar "amoldar pelos maus desejos" são a separação de Deus e a perda da salvação.

Podemos saber se estamos sendo "amoldados pelos maus desejos" através da autoanálise e da busca por orientação divina.

"Não se deixar amoldar" significa resistir aos desejos pecaminosos e buscar a vontade de Deus em todas as áreas da vida.

Podemos ser "filhos obedientes" através da busca por santidade e da obediência aos mandamentos de Deus.

Podemos crescer em obediência a Deus através da oração, da leitura da Bíblia, da comunhão com outros cristãos e do fortalecimento da nossa fé.

Explicação de 1 Pedro 1:14

O versículo 1 Pedro 1:14 nos chama a atenção para a importância de sermos filhos obedientes de Deus e não nos deixarmos ser moldados pelos maus desejos do passado, quando vivíamos na ignorância. Essa passagem nos lembra que, como cristãos, devemos renunciar aos nossos antigos hábitos e comportamentos que não condizem com a vontade de Deus.

A Bíblia nos ensina que, como filhos de Deus, somos chamados a ser santos e a viver de acordo com a sua vontade (1 Pedro 1:15-16). Isso significa que devemos buscar agradar a Deus em tudo o que fazemos e evitar ceder às tentações do pecado. Paulo também nos exorta a não nos conformarmos com este mundo, mas a sermos transformados pela renovação da nossa mente (Romanos 12:2).

A personalidade mencionada nesse versículo é o próprio cristão, que é chamado a ser um filho obediente de Deus. A Bíblia nos ensina que, quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, nos tornamos filhos de Deus (João 1:12). Isso significa que temos um novo propósito e uma nova identidade em Cristo, e devemos viver de acordo com essa nova realidade.

Uma das explicações mais prováveis para esse versículo é que devemos estar sempre vigilantes em relação aos nossos pensamentos e desejos, para que não sejamos levados de volta aos nossos antigos hábitos e comportamentos. Devemos buscar a santidade em todas as áreas da nossa vida e evitar qualquer coisa que possa nos afastar de Deus.

Em resumo, o versículo 1 Pedro 1:14 nos lembra da importância de sermos filhos obedientes de Deus e de não nos deixarmos ser moldados pelos maus desejos do passado. Devemos buscar a santidade em todas as áreas da nossa vida e evitar qualquer coisa que possa nos afastar de Deus.

Versões

14

Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância.

14

Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.