1 João 4:5
Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
Significado de 1 João 4:5
"Eles" se refere aos falsos profetas que João menciona anteriormente no capítulo 4.
O "mundo" se refere àqueles que não são seguidores de Jesus Cristo e estão sob a influência do pecado e da desobediência a Deus.
"Procede do mundo" significa que suas palavras e ensinamentos são baseados nas ideias e valores do mundo, em vez de serem baseados na verdade de Deus.
O mundo os ouve porque eles falam o que o mundo quer ouvir e promovem ideias que são populares e atraentes para as pessoas.
O contexto deste versículo é a advertência de João sobre os falsos profetas que estão tentando enganar os cristãos e levá-los para longe da verdade de Deus.
O significado mais amplo deste versículo é que devemos ter cuidado com aqueles que falam coisas que não estão de acordo com a verdade de Deus e que promovem ideias que são contrárias aos ensinamentos de Jesus Cristo.
Este versículo se relaciona com outros ensinamentos bíblicos que nos alertam sobre os falsos profetas e nos incentivam a testar tudo o que ouvimos para garantir que esteja de acordo com a verdade de Deus.
Podemos aplicar este versículo em nossas vidas diárias, sendo cuidadosos com as fontes de informação que consumimos e testando tudo o que ouvimos para garantir que esteja de acordo com a verdade de Deus.
A mensagem principal deste versículo é que devemos estar atentos aos falsos profetas e não sermos enganados por suas palavras e ensinamentos.
Podemos usar este versículo para compartilhar o evangelho com outras pessoas, explicando que devemos estar atentos aos falsos ensinamentos e sempre buscar a verdade de Deus em nossas vidas.
Explicação de 1 João 4:5
O versículo 1 João 4:5 é uma passagem bíblica que fala sobre a origem das palavras que saem da boca de algumas pessoas. Segundo o texto, aqueles que falam coisas que vêm do mundo, ou seja, que não têm origem divina, são ouvidos pelo mundo. Isso significa que as pessoas que estão mais conectadas com as coisas terrenas tendem a dar mais atenção às palavras que não têm um fundamento espiritual.
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que falaram coisas que não vinham de Deus e que foram ouvidas pelo mundo. Um desses exemplos é o de Balaão, um profeta que foi contratado pelo rei Balaque para amaldiçoar o povo de Israel. Mesmo sabendo que Deus não queria que ele fizesse isso, Balaão tentou cumprir a vontade do rei, e acabou sendo repreendido por um anjo enviado por Deus (Números 22-24).
Outro exemplo é o de Hananias, um profeta que mentiu para o povo de Israel dizendo que Deus iria quebrar o jugo do rei Nabucodonosor e trazer de volta os utensílios do templo que haviam sido levados para a Babilônia. Jeremias, que era um profeta verdadeiro, repreendeu Hananias por suas mentiras, e Deus acabou confirmando a palavra de Jeremias (Jeremias 28).
A mensagem que podemos extrair do versículo 1 João 4:5 é que devemos tomar cuidado com as coisas que falamos e que ouvimos. Se quisermos ser ouvidos pelo mundo, precisamos falar as palavras que vêm de Deus, e não as que vêm do mundo. E se quisermos discernir a verdade das mentiras, precisamos estar conectados com Deus e com a Sua Palavra, para que possamos reconhecer quando alguém está falando coisas que não têm origem divina.
Versões
Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve.
Eles falam das coisas do mundo, e o mundo os ouve porque eles pertencem ao mundo.