1 João 3:12

12

Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

1 João 3:12

Significado de 1 João 3:12

Caim é o filho mais velho de Adão e Eva, que matou seu irmão Abel.

"Pertencia ao Maligno" significa que Caim estava sob a influência do diabo e não seguia a vontade de Deus.

Caim matou seu irmão por inveja e ciúme, pois Deus aceitou a oferta de Abel, mas não a de Caim.

Abel era o irmão mais novo de Caim.

"Obras más" se referem a ações que vão contra a vontade de Deus, como o assassinato de Abel.

"Obras justas" se referem a ações que estão de acordo com a vontade de Deus, como a oferta de Abel.

As obras de Abel eram justas porque ele ofereceu a Deus o melhor de seus rebanhos com um coração sincero e obediente.

Podemos evitar ser como Caim ao seguir a vontade de Deus e evitar a inveja, ciúme e raiva que levam à violência.

A história de Caim e Abel nos ensina sobre a importância de oferecer a Deus o nosso melhor e sobre os perigos da inveja e do ciúme.

A mensagem principal de 1 João 3:12 é que devemos seguir o exemplo de Jesus e fazer o bem, em vez de seguir o exemplo de Caim e fazer o mal.

Explicação de 1 João 3:12

O versículo 1 João 3:12 faz uma referência ao personagem bíblico Caim, que matou seu irmão Abel por inveja e ciúmes. Caim é descrito como alguém que pertencia ao Maligno, ou seja, que estava sob a influência do mal e não seguia os caminhos de Deus. Por outro lado, Abel é descrito como alguém cujas obras eram justas, ou seja, que seguia os preceitos divinos e vivia de acordo com a vontade de Deus.

A história de Caim e Abel é contada em Gênesis 4:1-16, onde é descrito como Caim matou seu irmão Abel por inveja e ciúmes. Caim ofereceu a Deus uma oferta imperfeita, enquanto Abel ofereceu uma oferta de qualidade. Deus aceitou a oferta de Abel, mas não a de Caim. Isso fez com que Caim se enfurecesse e matasse seu irmão.

O versículo 1 João 3:12 nos alerta para não seguirmos o exemplo de Caim e nos afastarmos do caminho de Deus. Devemos buscar fazer o bem e seguir os preceitos divinos, assim como Abel fez. A inveja e o ciúme podem nos levar a cometer atos terríveis, como o assassinato de um irmão. Portanto, devemos sempre buscar a justiça e a paz, evitando ações más e seguindo os ensinamentos de Deus.

Em resumo, o versículo 1 João 3:12 nos alerta para não seguirmos o exemplo de Caim e nos afastarmos do caminho de Deus. Devemos buscar fazer o bem e seguir os preceitos divinos, evitando a inveja e o ciúme que podem nos levar a cometer atos terríveis.

Versões

Bíblia NAA
12

Não sejamos como Caim, que era do Maligno e matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão eram justas.

Bíblia NTLH
12

Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou o próprio irmão. E por que o matou? Porque o que Caim fazia era mau, e o que o seu irmão fazia era bom.