1 Crônicas 9

1

Todos os israelitas foram alistados nas genealogias dos registros históricos dos reis de Israel. O povo de Judá foi levado prisioneiro para a Babilônia por sua infidelidade.

Os israelitas mencionados em 1 Crônicas 9:1 são todos os descendentes de Jacó, que foram divididos em doze tribos.

Os registros históricos dos reis de Israel são documentos que registravam a história dos reis de Israel, incluindo suas genealogias, realizações e falhas.

As genealogias na Bíblia são importantes porque ajudam a rastrear a linhagem dos personagens bíblicos e a estabelecer a continuidade da história de Deus com seu povo.

O povo de Judá foi levado prisioneiro para a Babilônia como punição por sua infidelidade a Deus e por sua desobediência às leis divinas.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:1

2

Os primeiros a voltarem às suas propriedades e às suas cidades foram algumas pessoas do povo e alguns sacerdotes, levitas e servidores do templo.

As pessoas do povo mencionadas em 1 Crônicas 9:2 são os israelitas que foram exilados na Babilônia e agora estão retornando à sua terra natal.

As propriedades mencionadas em 1 Crônicas 9:2 referem-se às terras que pertenciam aos israelitas antes do exílio.

As cidades mencionadas em 1 Crônicas 9:2 são as cidades de Judá, onde os israelitas viviam antes do exílio.

Os sacerdotes mencionados em 1 Crônicas 9:2 são os descendentes de Arão, que foram escolhidos por Deus para servir no templo.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:2

3

Os de Judá, de Benjamim e de Efraim e Manassés que se instalaram em Jerusalém foram:

Os "de Judá, de Benjamim e de Efraim e Manassés" são membros dessas tribos que se estabeleceram em Jerusalém após o exílio babilônico.

Essas tribos se instalaram em Jerusalém porque a cidade era considerada o centro religioso e político de Israel.

Jerusalém era a cidade onde ficava o Templo, o lugar mais sagrado do judaísmo, e também era a capital do reino de Israel.

A instalação dessas tribos em Jerusalém ajudou a repovoar a cidade após o exílio babilônico e a fortalecer a presença judaica na região.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:3

4

Utai, filho de Amiúde, neto de Onri, bisneto de Inri e trineto de Bani, um descendente de Perez, filho de Judá.

Utai é um dos descendentes de Perez, filho de Judá, mencionado em 1 Crônicas 9:4.

Amiúde é o pai de Utai, mencionado em 1 Crônicas 9:4.

Onri é o avô de Utai, mencionado em 1 Crônicas 9:4.

Inri é o bisavô de Utai, mencionado em 1 Crônicas 9:4.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:4

5

Dos descendentes de Selá: O primogênito Asaías com seus filhos.

Selá é um dos descendentes de Judá mencionados na genealogia de 1 Crônicas.

Asaías é o primogênito de Selá mencionado em 1 Crônicas 9:5.

Ser o primogênito significava que Asaías era o filho mais velho de Selá e, portanto, teria direitos e responsabilidades especiais dentro da família.

Selá é o pai de Asaías em 1 Crônicas 9:5.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:5

6

Dos descendentes de Zerá: Jeuel. Os de Judá chegaram a 690.

Zerá é um personagem do Antigo Testamento, mencionado em Gênesis 38:30 como o pai de dois filhos gêmeos, Perez e Zerá.

Jeuel é um dos descendentes de Zerá, provavelmente um de seus netos ou bisnetos.

Os descendentes de Zerá são uma das linhagens da tribo de Judá, mencionados em 1 Crônicas 2:4-6.

Não há uma explicação clara para isso, mas é possível que os descendentes de Zerá tenham tido um papel importante na história da tribo de Judá.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:6

7

Dos benjamitas: Salu, filho de Mesulão, neto de Hodavias e bisneto de Hassenua;

Os benjamitas mencionados em 1 Crônicas 9:7 são membros da tribo de Benjamim, uma das doze tribos de Israel.

Salu, filho de Mesulão, é um benjamita mencionado na genealogia de 1 Crônicas 9:7.

Hodavias é o avô de Salu, mencionado na genealogia de 1 Crônicas 9:7.

Hassenua é o bisavô de Salu, mencionado na genealogia de 1 Crônicas 9:7.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:7

8

Ibnéias, filho de Jeroão; Elá, filho de Uzi, filho de Micri; e Mesulão, filho de Sefatias, filho de Reuel, filho de Ibnias.

Ibnéias, Elá e Mesulão são personagens mencionados em uma lista genealógica de descendentes dos habitantes de Jerusalém que retornaram do exílio babilônico.

Ibnéias é filho de Jeroão, o que significa que Jeroão é seu pai.

Uzi é mencionado como o pai de Elá, o que indica que eles têm uma relação de parentesco direta.

Micri é mencionado como o pai de Uzi, o que indica que eles têm uma relação de parentesco direta.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:8

9

Da tribo de Benjamim, relacionados em sua genealogia, eram 956. Todos esses homens eram chefes de suas famílias.

Os 956 homens eram membros da tribo de Benjamim.

A tribo a que esses homens pertenciam era a tribo de Benjamim.

Esses homens foram relacionados em sua genealogia para registrar a história e as origens da tribo de Benjamim.

Ser um chefe de família era importante na cultura judaica porque significava ser responsável por liderar e proteger a família.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:9

10

Dos sacerdotes: Jedaías, Jeoiaribe, Jaquim;

Jedaías, Jeoiaribe e Jaquim eram sacerdotes.

A função dos sacerdotes era liderar as atividades religiosas no templo e oferecer sacrifícios a Deus em nome do povo.

A menção desses sacerdotes em 1 Crônicas 9:10 é uma lista dos líderes que retornaram do exílio babilônico para reconstruir o templo em Jerusalém.

Eles são mencionados em outros lugares da Bíblia, como em Neemias 11:10-11 e 12:6-7.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:10

11

Azarias, filho de Hilquias, neto de Mesulão, bisneto de Zadoque, trineto de Meraiote e tetraneto de Aitube, o líder encarregado do templo de Deus;

Azarias é um líder encarregado do templo de Deus mencionado em 1 Crônicas 9:11.

Hilquias é o pai de Azarias mencionado em 1 Crônicas 9:11.

Mesulão é o avô de Azarias mencionado em 1 Crônicas 9:11.

Zadoque é o bisavô de Azarias mencionado em 1 Crônicas 9:11.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:11

12

Adaías, filho de Jeroão, neto de Pasur e bisneto de Malquias; e Masai, filho de Adiel, neto de Jazera, bisneto de Mesulão, trineto de Mesilemite e tetraneto de Imer.

Adaías é um personagem mencionado em 1 Crônicas 9:12.

Jeroão é o pai de Adaías.

Pasur é o pai de Jeroão e avô de Adaías.

Malquias é o pai de Pasur, avô de Jeroão e bisavô de Adaías.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:12

13

O número de sacerdotes que eram chefes de famílias era 1. 760. Eram homens capazes, e sua responsabilidade era ministrar no templo de Deus.

1 Crônicas é um livro histórico do Antigo Testamento que conta a história do povo de Israel desde Adão até o retorno do exílio babilônico.

Os sacerdotes mencionados eram membros da tribo de Levi que foram escolhidos para servir no templo de Deus.

Ser um chefe de família na cultura judaica significava ser o líder espiritual e responsável pela adoração e sacrifícios em nome de sua família.

Os sacerdotes eram escolhidos por Deus e pela liderança religiosa de Israel com base em sua linhagem sacerdotal e sua habilidade para servir no templo.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:13

14

Dos levitas: Semaías, filho de Hassube, neto de Azricão e bisneto de Hasabias, um merarita;

Semaías era um levita.

Semaías era filho de Hassube, neto de Azricão e bisneto de Hasabias.

Merarita é uma das três principais famílias de levitas, descendentes de Merari, filho de Levi.

Os levitas eram responsáveis pelo serviço no templo e pela manutenção das tradições religiosas de Israel.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:14

15

Baquebacar, Heres, Galal e Matanias, filho de Mica, neto de Zicri e bisneto de Asafe;

Baquebacar é um dos quatro homens mencionados em 1 Crônicas 9:15.

Heres é um dos quatro homens mencionados em 1 Crônicas 9:15.

Galal é um dos quatro homens mencionados em 1 Crônicas 9:15.

Matanias é um dos quatro homens mencionados em 1 Crônicas 9:15 e filho de Mica.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:15

16

Obadias, filho de Semaías, neto de Galal e bisneto de Jedutum; e Berequias, filho de Asa e neto de Elcana, que vivia nos povoados dos netofatitas.

Obadias é um personagem mencionado em 1 Crônicas 9:16.

Semaías é o pai de Obadias.

Galal é o avô de Obadias.

Obadias é o neto de Galal.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:16

17

Os guardas das portas eram: Salum, o chefe, Acube, Talmom, Aimã e os irmãos deles, sendo até hoje

Os guardas das portas mencionados em 1 Crônicas 9:17 eram Salum, o chefe, Acube, Talmom, Aimã e os irmãos deles.

Os guardas das portas tinham a função de proteger as entradas do templo e garantir que somente pessoas autorizadas entrassem.

Salum era o chefe dos guardas das portas mencionados em 1 Crônicas 9:17.

Acube, Talmom e Aimã eram outros guardas das portas mencionados em 1 Crônicas 9:17.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:17

18

os guardas da porta do Rei, a leste. Salum era o chefe. Esses eram os guardas das portas que pertenciam ao acampamento dos levitas.

Os guardas da porta do Rei eram um grupo de levitas responsáveis pela segurança do palácio real.

"A leste" indica a localização das portas que esses guardas protegiam, que ficavam no lado leste do palácio.

Salum era o chefe dos guardas da porta do Rei, mas não há muitas informações sobre ele na Bíblia.

A função dos guardas da porta do Rei era proteger o palácio real e controlar o acesso de pessoas ao local.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:18

19

Salum, filho de Coré, neto de Ebiasafe e bisneto de Corá, e seus parentes, os coreítas, guardas das portas, responsáveis por guardar as entradas da Tenda, como os seus antepassados tinham sido responsáveis por guardar a entrada da habitação do Senhor.

Salum é um dos descendentes de Corá, responsáveis por guardar as portas da Tenda.

Coré é o pai de Ebiasafe e avô de Salum.

Ebiasafe é o pai de Corá e avô de Salum.

Corá é o bisavô de Salum e um líder levita na época de Moisés.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:19

20

Naquela época, Finéias, filho de Eleazar, estivera encarregado dos guardas das portas, e o Senhor estava com ele.

Finéias era filho de Eleazar, neto de Arão e bisneto de Levi. Ele era um sacerdote e um líder do povo de Israel.

Na época mencionada em 1 Crônicas 9:20, Finéias estava encarregado dos guardas das portas do templo em Jerusalém.

Ser encarregado dos guardas das portas significava que Finéias era responsável por supervisionar a segurança do templo, garantindo que apenas pessoas autorizadas entrassem e saíssem.

Na época de Finéias, havia nove portas no templo de Jerusalém.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:20

21

Zacarias, filho de Meselemias, era o guarda das portas da entrada da Tenda do Encontro.

Zacarias era um levita mencionado em 1 Crônicas 9:21.

Zacarias era o guarda das portas da entrada da Tenda do Encontro.

Meselemias era o pai de Zacarias.

"Guarda das portas da entrada da Tenda do Encontro" significa que Zacarias era responsável por controlar o acesso à Tenda do Encontro, um local sagrado onde Deus encontrava-se com Moisés e os líderes de Israel.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:21

22

A soma total dos escolhidos para serem guardas das portas, registrados nas genealogias dos seus povoados, era de 212. Eles haviam sido designados para esses postos de confiança por Davi e pelo vidente Samuel.

Os escolhidos para serem guardas das portas eram homens da tribo de Levi.

Eles eram 212.

Eles eram registrados nas genealogias dos seus povoados.

Eles eram de diversas cidades de Israel.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:22

23

Eles e os seus descendentes foram encarregados de vigiar as portas do templo do Senhor, o templo chamado Tenda.

"Eles" se referem aos levitas que foram encarregados de vigiar as portas do templo do Senhor.

A função de "eles" era vigiar as portas do templo do Senhor.

Os descendentes de "eles" eram outros levitas que seguiram a mesma função.

As portas do templo do Senhor eram provavelmente grandes e pesadas, feitas de madeira e possivelmente revestidas de bronze.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:23

24

Os guardas vigiavam as portas nos quatro lados: norte, sul, leste e oeste.

Os guardas mencionados eram levitas designados para vigiar as entradas do templo e garantir a segurança e a ordem.

A função dos guardas era controlar o acesso ao templo, proteger os tesouros e objetos sagrados, e manter a ordem durante as atividades religiosas.

Havia guardas nas portas nos quatro lados para assegurar que todas as entradas do templo estivessem protegidas e para facilitar o controle do fluxo de pessoas.

As direções norte, sul, leste e oeste representavam a totalidade do espaço ao redor do templo, garantindo uma vigilância completa e abrangente.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:24

25

Seus parentes, residentes em seus povoados, tinham que vir de tempos em tempos e trabalhar com eles por períodos de sete dias.

"Eles" se refere aos levitas mencionados no versículo anterior.

Os "parentes" são outros levitas que viviam em outras cidades ou vilas.

Isso significa que os parentes viviam em outras áreas, mas ainda faziam parte da mesma tribo ou grupo de levitas.

Os parentes tinham que vir trabalhar com eles para ajudar a manter o templo e seus serviços em funcionamento.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:25

26

Mas os quatro principais guardas das portas, que eram levitas, receberam a responsabilidade de tomar conta das salas e da tesouraria do templo de Deus.

Os quatro principais guardas das portas eram levitas que tinham a responsabilidade de proteger e cuidar do templo de Deus.

A função dos guardas das portas era proteger o templo de Deus de invasores e garantir que apenas pessoas autorizadas entrassem no local sagrado.

Os guardas das portas eram levitas porque a tribo de Levi era responsável por cuidar do templo e realizar os serviços religiosos.

As salas mencionadas no versículo eram quartos ou câmaras usados para armazenar objetos sagrados, como utensílios do templo e ofertas dos fiéis.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:26

27

Eles passavam a noite perto do templo de Deus, pois tinham o dever de vigiá-la e de abrir as portas todas as manhãs.

"Eles" se refere aos levitas que eram responsáveis pela guarda e manutenção do templo.

Significa que eles passavam a noite em uma área próxima ao templo para estar prontos para realizar suas funções.

O dever deles era vigiar o templo e abrir as portas todas as manhãs.

Era importante vigiar o templo para garantir sua segurança e evitar qualquer profanação ou dano.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:27

28

Alguns levitas estavam encarregados dos utensílios utilizados no culto no templo; eles os contavam quando eram retirados e quando eram devolvidos.

Os levitas mencionados em 1 Crônicas 9:28 eram membros da tribo de Levi, que eram responsáveis pelo serviço religioso no templo.

A função dos levitas mencionados nesse versículo era cuidar dos utensílios utilizados no culto no templo.

Os utensílios utilizados no culto no templo incluíam coisas como taças, lamparinas, incensários e outros objetos sagrados.

Os levitas contavam os utensílios manualmente, provavelmente usando uma lista ou um registro.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:28

29

Outros eram responsáveis pelos móveis e por todos os demais utensílios do santuário, bem como pela farinha, pelo vinho, pelo óleo, pelo incenso e pelas especiarias.

Outros levitas eram responsáveis pelos móveis e utensílios do santuário.

Os móveis do santuário incluíam o altar, a mesa dos pães da proposição, o candelabro de ouro, o incensário, entre outros.

Os responsáveis pelos móveis e utensílios do santuário tinham a função de zelar pela manutenção e conservação desses objetos sagrados.

A manutenção dos móveis e utensílios do santuário era feita por meio de limpeza e reparos, quando necessário.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:29

30

E ainda outros cuidavam da manipulação das especiarias.

Os "outros" eram levitas.

A função dos levitas era servir no templo e cuidar das atividades religiosas.

As especiarias manipuladas não são especificadas na passagem bíblica.

As especiarias eram utilizadas em rituais religiosos e na preparação de alimentos.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:30

31

Um levita chamado Matitias, filho mais velho do coreíta Salum, tinha a responsabilidade de assar os pães para as ofertas.

Matitias era um levita mencionado em 1 Crônicas 9:31.

Sua função era assar os pães para as ofertas.

A origem de Matitias não é especificada no versículo.

Seu pai era Salum, um coreíta.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:31

32

E dentre os coatitas, seus irmãos, alguns estavam encarregados de preparar os pães que são postos sobre a mesa todo sábado.

Os coatitas eram uma das famílias levitas que serviam no templo de Jerusalém.

A função dos coatitas era cuidar da manutenção e organização do templo.

"Preparar os pães" significa fazer a massa, assar e colocar os pães sobre a mesa.

Os pães que eram postos sobre a mesa eram pães ázimos, sem fermento.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:32

33

Os cantores, chefes de famílias levitas, permaneciam nas salas do templo e estavam isentos de outros deveres, pois dia e noite se dedicavam à sua própria tarefa.

Os cantores mencionados em 1 Crônicas 9:33 eram levitas que tinham a função de cantar no templo.

A função dos cantores no templo era cantar louvores a Deus e ajudar a conduzir as cerimônias religiosas.

Os chefes de famílias levitas eram líderes das diferentes famílias de levitas que serviam no templo.

Significa que os cantores não precisavam realizar outras tarefas no templo, como cuidar dos sacrifícios ou da manutenção do local.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:33

34

Todos esses eram chefes de famílias levitas, alistados como líderes em suas genealogias, e moravam em Jerusalém.

Os chefes de famílias levitas eram líderes das famílias levitas que viviam em Jerusalém.

A função desses líderes levitas era liderar suas famílias e ajudar no serviço do templo.

Os levitas tinham uma relação muito próxima com o templo de Jerusalém, pois eram responsáveis por muitas das atividades religiosas realizadas ali.

A genealogia era muito importante para os levitas, pois determinava sua posição dentro da hierarquia levítica e sua função no serviço do templo.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:34

35

Jeiel, pai de Gibeom, morava em Gibeom. O nome de sua mulher era Maaca,

Jeiel era um homem mencionado na Bíblia, especificamente em 1 Crônicas 9:35.

Jeiel morava em Gibeom.

O nome da esposa de Jeiel era Maaca.

Gibeom era uma cidade importante na época de Jeiel por ser um centro religioso e político.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:35

36

e o de seu filho mais velho, Abdom. Depois nasceram Zur, Quis, Baal, Ner, Nadabe,

Abdom é mencionado como o filho mais velho de Jeiel, conforme a genealogia apresentada em 1 Crônicas 9.

O nome Abdom pode significar "servo" ou "servo de Deus" em hebraico.

Os outros filhos mencionados são Zur, Quis, Baal, Ner e Nadabe.

Este versículo faz parte de uma seção genealógica que detalha os descendentes de Saul e outros membros da tribo de Benjamim, após o retorno do exílio babilônico.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:36

37

Gedor, Aiô, Zacarias e Miclote.

Gedor, Aiô, Zacarias e Miclote são quatro nomes de porteiros do templo mencionados em 1 Crônicas 9:37.

O contexto em que esses nomes são mencionados é a lista de porteiros do templo que foram designados para cuidar das portas e das entradas do santuário.

A importância desses nomes na história bíblica está relacionada ao seu papel como porteiros do templo, responsáveis por manter a ordem e a segurança do local sagrado.

Esses nomes não aparecem em outros lugares da Bíblia.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:37

38

Miclote gerou Siméia. Eles também moravam perto de seus parentes em Jerusalém.

Miclote é um personagem mencionado em 1 Crônicas 9:38.

Siméia é outro personagem mencionado no mesmo versículo.

Miclote é o pai de Siméia.

"Gerou" significa que Miclote foi o pai biológico de Siméia.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:38

39

Ner gerou Quis, Quis gerou Saul, Saul gerou Jônatas, Malquisua, Abinadabe e Esbaal.

Ner é o pai de Quis.

Ner é o pai de Quis.

Quis é o pai de Saul.

Quis é o pai de Saul.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:39

40

Este foi o filho de Jônatas: Meribe-Baal, que gerou Mica.

Jônatas é um personagem mencionado na Bíblia, filho do rei Saul e amigo íntimo de Davi.

Jônatas é o pai de Meribe-Baal.

Meribe-Baal é um personagem mencionado na Bíblia, filho de Jônatas e pai de Mica.

Meribe-Baal significa "contenda de Baal".

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:40

41

Estes foram os filhos de Mica: Pitom, Meleque, Taréia e Acaz.

Mica é um personagem mencionado em 1 Crônicas 9:41, mas não há muitas informações sobre ele na Bíblia.

Mica teve quatro filhos: Pitom, Meleque, Taréia e Acaz.

Os nomes dos filhos de Mica não possuem um significado específico mencionado na Bíblia.

Mica é mencionado em outras passagens do Antigo Testamento, como em Juízes 17-18.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:41

42

Acaz gerou Jadá, Jadá gerou Alemete, Azmavete e Zinri, e Zinri gerou Mosa.

Acaz é um antepassado mencionado na genealogia de uma das famílias de Jerusalém.

Jadá é o filho de Acaz mencionado na genealogia.

Alemete é o filho de Jadá mencionado na genealogia.

Azmavete é um dos filhos de Jadá mencionados na genealogia.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:42

43

Mosa gerou Bineá, cujo filho foi Refaías, o filho deste foi Eleasa, pai de Azel.

Bineá é o filho de Mosa em 1 Crônicas 9:43.

Refaías é o filho de Bineá em 1 Crônicas 9:43.

Eleasa é o filho de Refaías em 1 Crônicas 9:43.

Azel é o filho de Eleasa em 1 Crônicas 9:43.

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:43

44

Azel teve seis filhos, e os nomes deles foram: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã. Esses foram os filhos de Azel.

Azel é um personagem mencionado na Bíblia, que era um descendente de Saul e um dos líderes da tribo de Benjamim.

Azel teve seis filhos.

Os nomes dos filhos de Azel são: Azricão, Bocru, Ismael, Searias, Obadias e Hanã.

O nome Azricão significa "Deus é meu ajudador".

História e explicação completa do versículo: 1 Crônicas 9:44