1 Crônicas 11:30
Maarai, de Netofate; Helede, filho de Baaná, de Netofate;
Significado de 1 Crônicas 11:30
Netofate era uma cidade localizada na tribo de Judá, a cerca de 10 km ao sul de Jerusalém.
Helede é mencionado como um dos guerreiros de Davi que se juntou a ele em Hebrom para torná-lo rei sobre todo o Israel.
Baaná é mencionado como um dos capitães de Saul em 2 Samuel 4:2.
Eles são mencionados como guerreiros que se juntaram a Davi em sua jornada para se tornar rei.
Não há outras menções a eles na Bíblia.
O nome Maarai significa "amargo".
O nome Helede significa "descendente".
A lista de guerreiros em 1 Crônicas 11 serve para destacar a lealdade e bravura dos homens que se juntaram a Davi em sua jornada para se tornar rei.
Explicação de 1 Crônicas 11:30
O livro de 1 Crônicas é uma das 66 partes que compõem a Bíblia Sagrada, que é um conjunto de livros sagrados para os cristãos. Este livro é uma narrativa histórica que cobre desde Adão até o retorno dos judeus do exílio babilônico. O versículo 1 Crônicas 11:30 traz uma lista de nomes de guerreiros que lutaram ao lado do rei Davi na conquista de Jerusalém. Dois desses nomes são Maarai e Helede, ambos de Netofate.
Maarai e Helede não são personagens muito conhecidos na Bíblia, mas a cidade de Netofate é mencionada algumas vezes. Netofate era uma cidade da tribo de Judá, que ficava a cerca de 10 km ao sul de Belém. É possível que Maarai e Helede tenham sido líderes ou guerreiros importantes em Netofate e tenham se juntado a Davi em sua campanha para unificar as tribos de Israel.
O livro de 1 Crônicas é conhecido por suas listas detalhadas de nomes e genealogias, e o versículo 11:30 é mais um exemplo disso. A lista de guerreiros que lutaram ao lado de Davi mostra a importância da união das tribos de Israel sob um único líder. A conquista de Jerusalém foi um marco importante na história de Israel, e Davi se tornou um dos maiores reis da nação.
Embora a lista de nomes possa parecer desnecessária ou até mesmo entediante para alguns, ela é uma prova da fidelidade e coragem dos guerreiros que lutaram por sua nação e por seu rei. É uma lembrança de que a unidade e a lealdade são fundamentais para a conquista de grandes feitos.
Versões
Maarai, netofatita; Helede, filho de Baaná, netofatita;
Os outros soldados famosos foram os seguintes: Asael, irmão de Joabe; Elanã, filho de Dodo, da cidade de Belém; Samote, da cidade de Harode; Heres, da cidade de Pelete; Ira, filho de Iques, da cidade de Tecoa; Abiezer, da cidade de Anatote; Sibecai, da cidade de Husa; Ilai, da cidade de Aoí; Helede, filho de Baaná, e Maarai, os dois da cidade de Netofa; Itai, filho de Ribai, da cidade de Gibeá, no território da tribo de Benjamim; Benaías, da cidade de Piratom; Hurai, dos vales de Gaás; Abiel, da cidade de Arba; Azmavete, da cidade de Baarum; Eliaba, da cidade de Saalbom; Hasém, da cidade de Gizom; Jônatas, filho de Sage, e Aião, filho de Sacar, da cidade de Harar; Elifal, filho de Ur; Héfer, da cidade de Mequerá; Aías, da cidade de Pelom; Hezro, da cidade de Carmelo; Naarai, filho de Ezbai; Joel, irmão de Natã; Mibar, filho de Hagri; Zeleque, do país de Amom; Naarai, da cidade de Beerote, que era quem carregava as armas de Joabe; Ira e Garebe, da cidade de Jatir; Urias, o heteu; Zabade, filho de Alai; Adina, filho de Sizá (um dos principais membros da tribo de Rúben, que tinha o seu próprio grupo de trinta soldados); Hanã, filho de Maacá; Josafá, da cidade de Mitã; Uzias, da cidade de Asterá; Sama e Jeiel, filhos de Hotão, da cidade de Aroer; Jediael e Joá, filhos de Sinri, da cidade de Tiz; Eliel, da cidade de Maavá; Jeribai e Josavias, filhos de Elnaã; Itma, do país de Moabe; Eliel, Obede e Jaaziel, da cidade de Zoba.