1 Coríntios 9:21

21

Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.

1 Coríntios 9:21

Significado de 1 Coríntios 9:21

"Estar sem lei" significa não estar sujeito à lei de Moisés, a lei judaica.

Paulo se tornou como sem lei para se aproximar dos gentios e alcançá-los com o evangelho.

"Não estar livre da lei de Deus" significa que Paulo ainda estava sujeito à lei moral de Deus, que é universal e eterna.

A lei de Cristo é a lei do amor, que se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Paulo se submeteu à lei de Cristo porque ele era um seguidor de Jesus Cristo e desejava viver de acordo com os ensinamentos de seu Mestre.

O objetivo de Paulo em ganhar os que não têm a lei era levá-los a conhecer a Cristo e a se tornarem discípulos dele.

Os "que não têm a lei" são os gentios, que não estavam sujeitos à lei de Moisés.

Paulo ganharia os que não têm a lei vivendo como eles viviam, sem se impor a lei judaica, mas compartilhando com eles o evangelho de Jesus Cristo.

A lei de Deus e a lei de Cristo estão em harmonia, pois ambas exigem amor e obediência a Deus.

Podemos aplicar o ensinamento de Paulo em nossa vida cristã sendo sensíveis às necessidades e cultura das pessoas ao nosso redor, para que possamos compartilhar o evangelho de Cristo com elas de forma relevante e eficaz.

Explicação de 1 Coríntios 9:21

O versículo 1 Coríntios 9:21, "Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a lei", é uma passagem bíblica que fala sobre a habilidade de Paulo em se adaptar a diferentes contextos culturais a fim de compartilhar o evangelho com pessoas de diferentes origens e crenças.

Paulo, o autor da epístola aos Coríntios, era um líder cristão que viajou pelo mundo romano compartilhando a mensagem de Jesus Cristo com judeus e gentios. Ele entendia que cada cultura tinha sua própria maneira de entender e praticar a lei, e por isso se adaptava a cada contexto de forma a não ofender as pessoas com as quais estava lidando.

A passagem em questão fala especificamente sobre a abordagem que Paulo usava para compartilhar o evangelho com pessoas que não tinham nenhuma lei religiosa estabelecida. Ele se tornava como as pessoas para que pudesse ganhá-las para Cristo, mas deixava claro que não estava livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo.

Essa abordagem de Paulo pode ser vista em outras passagens bíblicas, como quando ele se comportou como um judeu para ganhar os judeus, ou como um gentio para ganhar os gentios (1 Coríntios 9:20-23). Ele também fala sobre a importância de sermos "tudo para todos" a fim de compartilhar a mensagem de Deus com as pessoas (1 Coríntios 9:22).

Essa ideia de se adaptar às diferentes culturas e contextos também é vista no ministério de Jesus. Ele frequentemente usava parábolas e exemplos que fossem relevantes para as pessoas com as quais estava lidando, como quando contou a parábola do bom samaritano para explicar quem é o nosso próximo (Lucas 10:25-37).

Em resumo, o versículo 1 Coríntios 9:21 fala sobre a habilidade de Paulo em se adaptar a diferentes contextos culturais a fim de compartilhar o evangelho com pessoas de diferentes origens e crenças. Essa abordagem é vista em outras passagens bíblicas e é uma importante lição para nós hoje, à medida que buscamos compartilhar o amor de Deus com aqueles ao nosso redor.

Versões

Bíblia NAA
21

Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.

Bíblia NTLH
21

Assim também, quando estou entre os não judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não judeus para Cristo. Isso não quer dizer que eu não obedeço à lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da lei de Cristo.