Zacarias 6:9
E o Senhor me ordenou:
Significado de Zacarias 6:9
O "Senhor" mencionado nesta passagem bíblica é Deus.
O Senhor ordenou a Zacarias que pegasse prata e ouro dos exilados que haviam retornado da Babilônia e fizesse uma coroa para Josué, o sumo sacerdote.
A mensagem que Zacarias deveria transmitir ao povo era que o Messias viria e estabeleceria o seu reino em Jerusalém.
O propósito da mensagem de Zacarias era encorajar o povo a reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém.
O povo reagiu positivamente à mensagem de Zacarias e começou a trabalhar na reconstrução do templo.
A visão das quatro carruagens representava a providência divina que estava trabalhando para trazer paz e prosperidade a Jerusalém.
As cores das carruagens representavam os quatro ventos da terra.
Os cavalos nas carruagens representavam os anjos de Deus que estavam trabalhando para cumprir a vontade divina.
A mensagem que Zacarias deveria transmitir aos sacerdotes era que eles deveriam ser justos e fiéis ao Senhor.
A mensagem que Zacarias deveria transmitir ao sumo sacerdote era que ele seria uma figura profética do Messias que viria.
Explicação de Zacarias 6:9
A ordem divina que mudou o destino de um homem
Era um dia comum para Zacarias, um sacerdote judeu que servia no templo em Jerusalém. Ele estava realizando suas funções quando, de repente, uma visão o surpreendeu. Era um anjo do Senhor, que lhe falou com uma voz poderosa: "Eis que saem para a terra do norte os cavalos do meu furor". Zacarias ficou atônito, sem entender o que aquilo significava. Mas o anjo continuou: "Estes cavalos são os que saíram para percorrer a terra".
Então, o anjo lhe mostrou quatro cavalos de cores diferentes: vermelho, preto, branco e amarelo. Eles representavam os quatro ventos da terra, que traziam a ira de Deus sobre as nações. Mas Zacarias ainda não sabia o que fazer com aquela visão. Foi então que o Senhor lhe ordenou: "Recebe os instrumentos daqueles que foram levados cativos, a saber, de Heldai, de Tobias e de Jedaías, os quais vieram da Babilônia; e vem tu no mesmo dia, e entra na casa de Josias, filho de Sofonias".
Zacarias obedeceu à ordem divina e foi até a casa de Josias. Lá, ele encontrou os três homens que haviam sido levados cativos para a Babilônia e que agora haviam retornado a Jerusalém. Eles lhe entregaram prata e ouro, que Zacarias deveria usar para fazer uma coroa. A ordem do Senhor era clara: "E porás a coroa sobre a cabeça de Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote".
Josué era o sucessor de Zacarias no sacerdócio e, ao colocar a coroa sobre sua cabeça, Zacarias estava simbolizando a unção divina sobre o novo líder religioso. Era uma forma de mostrar que Deus estava com ele e que o povo deveria segui-lo. E assim foi feito. Josué se tornou o sumo sacerdote de Israel e liderou o povo em tempos difíceis, quando a nação estava sendo reconstruída após o exílio na Babilônia.
A história de Zacarias e da coroa de Josué é um exemplo da importância da obediência à vontade de Deus. Zacarias poderia ter ignorado a visão que teve e não ter seguido as ordens divinas. Mas ele escolheu obedecer e, com isso, mudou o destino de um homem e de uma nação. A referência bíblica em Zacarias 6:9 é um lembrete para todos nós de que, quando seguimos a vontade de Deus, podemos fazer coisas grandiosas e mudar o mundo ao nosso redor.
Versões
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
O Senhor Deus falou comigo. Ele disse: