Zacarias 4:10

10

"Pois aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel". Então ele me disse: "Estas sete lâmpadas são os olhos do Senhor, que sondam toda a terra".

Zacarias 4:10

Significado de Zacarias 4:10

A passagem bíblica de Zacarias 4:10 faz parte de uma visão que o profeta teve sobre o templo de Jerusalém.

Zorobabel era um governador da província de Judá que liderou a reconstrução do templo de Jerusalém após o exílio babilônico.

"O dia das pequenas coisas" se refere aos momentos aparentemente insignificantes da vida que muitas vezes são menosprezados ou ignorados.

A pedra principal mencionada na passagem é uma referência à pedra angular, que é a pedra fundamental do templo.

As sete lâmpadas representam os olhos do Senhor, que estão sempre vigilantes e atentos à situação do povo de Deus.

Os "olhos do Senhor" são uma metáfora para a onisciência e onipresença de Deus, que está sempre atento à situação do seu povo.

A expressão "sondam toda a terra" significa que os olhos do Senhor estão sempre observando tudo o que acontece no mundo, e nada escapa à sua atenção.

A mensagem principal da passagem é que Deus está sempre presente e atento à situação do seu povo, mesmo nos momentos mais difíceis.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas reconhecendo a importância das pequenas coisas e confiando na presença e cuidado de Deus em todas as circunstâncias.

É importante reconhecer e valorizar as pequenas coisas porque muitas vezes são elas que nos preparam para as grandes conquistas e nos ajudam a crescer e amadurecer como pessoas. Além disso, agradecer pelas pequenas coisas nos ajuda a cultivar uma atitude de gratidão e contentamento em relação à vida.

Explicação de Zacarias 4:10

A importância de valorizar cada conquista

Muitas vezes, nos preocupamos tanto com o futuro que esquecemos de valorizar as pequenas conquistas do presente. Essa é a mensagem central do versículo bíblico que diz que aqueles que desprezam o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal nas mãos de Zorobabel.

Essa referência bíblica faz parte do livro de Zacarias, que foi escrito por volta de 520 a.C. e tem como tema principal a restauração do templo de Jerusalém, que havia sido destruído pelos babilônios. Zacarias, que era um profeta, recebeu uma visão de Deus em que via um candelabro de ouro com sete lâmpadas e duas oliveiras ao lado.

Na visão, Zacarias perguntou ao anjo que o acompanhava o que aquilo significava e o anjo respondeu que as oliveiras representavam os dois ungidos de Deus, que eram o sumo sacerdote Josué e o governador Zorobabel. As lâmpadas, por sua vez, representavam os olhos de Deus, que estavam sempre atentos a tudo o que acontecia na terra.

O versículo em questão é uma mensagem de encorajamento para Zorobabel, que estava liderando a reconstrução do templo. Deus estava dizendo que, mesmo que as pessoas não valorizassem o trabalho que ele estava fazendo, ele deveria continuar firme, pois no final seria recompensado com uma grande alegria.

Essa mensagem é muito importante para nós hoje em dia, pois muitas vezes nos sentimos desanimados diante das dificuldades e dos obstáculos que encontramos no caminho. No entanto, é preciso lembrar que cada pequena conquista é uma vitória e que devemos valorizá-la, pois é ela que nos levará ao sucesso final.

Portanto, não importa quão pequena seja a sua conquista, celebre-a e agradeça a Deus por ela. Lembre-se de que Ele está sempre de olho em você e que, no final, a pedra principal estará em suas mãos, trazendo grande alegria e satisfação.

Versões

Bíblia NAA
10

Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse ficará alegre ao ver o prumo nas mãos de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor , que percorrem toda a terra.

Bíblia NTLH
10

E os que não deram valor a um começo tão humilde vão ficar alegres quando virem Zorobabel terminando a construção do Templo. — As sete lamparinas representam os sete olhos do Senhor Deus, que veem tudo o que se passa no mundo inteiro.