Zacarias 12:7
"O Senhor salvará primeiro as tendas de Judá, para que a honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém não seja superior à de Judá.
Significado de Zacarias 12:7
"As tendas de Judá" se refere à tribo de Judá, uma das doze tribos de Israel.
Deus salvaria primeiro as tendas de Judá para mostrar sua fidelidade à aliança que fez com os patriarcas de Israel e para cumprir suas promessas de abençoar a descendência de Judá.
A família de Davi é a dinastia real de Israel, que foi estabelecida por Deus e prometida a Davi como uma aliança eterna.
A honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém seria superior à de Judá porque Jerusalém era a capital do reino e a residência da dinastia de Davi.
"Honra" neste versículo se refere à posição de liderança e prestígio.
Judá e Jerusalém são entidades distintas em Zacarias 12:7, mas estão intimamente relacionadas como partes do reino de Israel.
A salvação das tendas de Judá é importante para a história de Israel porque representa a fidelidade de Deus à sua aliança com os patriarcas e o cumprimento de suas promessas.
Os habitantes de Jerusalém mencionados em Zacarias 12:7 são os cidadãos comuns da cidade que não fazem parte da dinastia de Davi.
O contexto histórico de Zacarias 12:7 é a restauração de Israel após o exílio babilônico e a reconstrução do templo em Jerusalém.
A mensagem geral de Zacarias 12:7 é que Deus é fiel à sua aliança com Israel e cumprirá suas promessas de salvação e bênção para o seu povo.
Explicação de Zacarias 12:7
A Profecia da Salvação de Judá e a Honra de Jerusalém
Zacarias, um dos profetas do Antigo Testamento, recebeu uma visão de Deus sobre a salvação de Judá e a honra de Jerusalém. Em sua visão, ele viu que o Senhor salvaria primeiro as tendas de Judá, para que a honra da família de Davi e dos habitantes de Jerusalém não fosse superior à de Judá.
A história por trás dessa profecia começa com a divisão do reino de Israel após a morte do rei Salomão. O reino foi dividido em dois: o reino do norte, chamado de Israel, e o reino do sul, chamado de Judá. O reino do norte foi conquistado pelos assírios em 722 a.C., enquanto o reino do sul sobreviveu por mais tempo, até ser conquistado pelos babilônios em 586 a.C.
Durante esse tempo, a cidade de Jerusalém, que era a capital do reino de Judá, foi cercada várias vezes por inimigos. Em uma dessas ocasiões, o profeta Isaías disse ao rei Ezequias que o Senhor salvaria Jerusalém e que ele não precisava temer o exército assírio. O Senhor enviou um anjo que matou 185.000 soldados assírios em uma noite, e o exército assírio foi obrigado a recuar.
A profecia de Zacarias sobre a salvação de Judá e a honra de Jerusalém é uma continuação dessa história. Ele viu que o Senhor salvaria primeiro as tendas de Judá, ou seja, as pessoas que viviam nas áreas rurais de Judá, antes de salvar Jerusalém. Isso significa que Deus não iria mostrar favoritismo para com Jerusalém em detrimento de Judá.
A honra da família de Davi também é mencionada na profecia. Davi foi o rei mais famoso de Israel e Judá, e sua família foi considerada a linhagem real. A profecia de Zacarias significa que a honra da família de Davi não seria superior à de Judá. Isso significa que Deus não iria mostrar favoritismo para com a família de Davi em detrimento de Judá.
A profecia de Zacarias foi cumprida quando o rei Ciro da Pérsia permitiu que os judeus voltassem do exílio na Babilônia para Judá e reconstruíssem o templo em Jerusalém. Isso foi um sinal da salvação de Judá e da honra de Jerusalém, pois Deus estava cumprindo sua promessa de restaurar seu povo à sua terra.
Hoje, a profecia de Zacarias ainda é relevante para nós. Ela nos lembra que Deus não mostra favoritismo e que todos os seus filhos são iguais diante dele. Ela também nos lembra que Deus é fiel às suas promessas e que ele sempre salva seu povo quando eles clamam por sua ajuda.
Versões
O Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá, para que a glória da casa de Davi e a glória dos moradores de Jerusalém não sejam exaltadas acima de Judá.
— Eu, o Senhor , darei a vitória primeiro aos exércitos de Judá, a fim de que a honra que os descendentes de Davi e os moradores de Jerusalém vão receber não seja maior do que a honra que será dada aos outros moradores de Judá.