Zacarias 1:4
Não sejam como os seus antepassados aos quais os antigos profetas proclamaram: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Deixem os seus caminhos e as suas más obras. Mas eles não me ouviram nem me deram atenção’, declara o Senhor.
Significado de Zacarias 1:4
Os antepassados mencionados em Zacarias 1:4 são os antigos israelitas.
Os antigos profetas mencionados em Zacarias 1:4 são os profetas do Antigo Testamento, como Isaías, Jeremias e Ezequiel.
"Assim diz o Senhor dos Exércitos" é uma expressão que indica que a mensagem que segue é uma palavra direta de Deus.
"Deixem os seus caminhos" significa que os antepassados deviam abandonar seus caminhos pecaminosos e se voltar para Deus.
As "más obras" mencionadas em Zacarias 1:4 são as ações pecaminosas dos antepassados.
Os antepassados não ouviram a mensagem dos antigos profetas porque estavam presos em seus caminhos pecaminosos e não queriam mudar.
"Declara o Senhor" é uma afirmação que indica que a mensagem que segue é uma declaração direta de Deus.
Esta mensagem é importante porque nos lembra que Deus deseja que nos afastemos do pecado e nos voltemos para Ele.
Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje, abandonando nossos caminhos pecaminosos e nos voltando para Deus.
A partir desta passagem em Zacarias 1:4, podemos aprender que Deus é um Deus de misericórdia, que deseja que nos arrependamos e voltemos para Ele.
Explicação de Zacarias 1:4
A advertência divina aos antepassados que não ouviram
Há muito tempo atrás, um profeta chamado Zacarias foi enviado por Deus para advertir o povo de Jerusalém. Ele falou em nome do Senhor dos Exércitos e pediu para que as pessoas deixassem seus caminhos e suas más obras, mas infelizmente, seus antepassados não deram ouvidos às palavras do profeta.
Zacarias, assim como outros profetas, tinha a missão de alertar o povo sobre as consequências de seus atos. Ele sabia que a desobediência às leis de Deus traria consequências graves, mas mesmo assim, muitos preferiram seguir seus próprios caminhos.
O versículo Zacarias 1:4 é uma referência a essa situação. Nele, o profeta lembra que os antigos profetas já haviam proclamado a mesma mensagem, mas que seus antepassados não haviam dado atenção. Deus havia falado através de seus servos, mas a mensagem não foi ouvida.
Essa história nos ensina que a desobediência às leis de Deus tem consequências. Os antepassados de Zacarias não ouviram as advertências divinas e acabaram sofrendo as consequências de seus atos. Mas ainda há tempo para mudar. Deus sempre nos dá uma nova chance para nos arrependermos e seguirmos seus caminhos.
Portanto, é importante que estejamos atentos às palavras de Deus e dos profetas. Devemos ouvir suas advertências e seguir seus ensinamentos para que possamos viver em paz e harmonia com o Criador. Não podemos ser como os antepassados de Zacarias, que não deram ouvidos à voz do Senhor. Devemos estar sempre prontos para ouvir e obedecer às suas palavras.
Versões
Não sejam como os seus pais. Quando os primeiros profetas clamavam: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Convertam-se dos seus maus caminhos e das suas obras más’, eles não ouviram nem me deram atenção, diz o Senhor .
Não sejam como os seus antepassados, que não deram atenção aos profetas antigos quando eles anunciaram esta minha mensagem: “O Senhor Todo-Poderoso ordena que vocês deixem de ser maus e que abandonem as suas maldades.” Mas eles não me obedeceram.