Sofonias 3:19

19

Nessa época agirei contra todos os que oprimiram vocês; salvarei os aleijados e ajuntarei os dispersos. Darei a eles louvor e honra em todas as terras onde foram envergonhados.

Significado do Versículo

O autor do livro de Sofonias é o profeta Sofonias.

A passagem de Sofonias 3:19 foi escrita durante o reinado de Josias, por volta do século VII a.C., em um momento de grande instabilidade política e religiosa em Judá.

Os "vocês" mencionados na passagem se referem ao povo de Judá.

Os oprimidos que serão salvos são aqueles que foram explorados e maltratados pelos poderosos de Judá.

Os aleijados que serão salvos são aqueles que foram feridos e incapacitados pela opressão.

Os dispersos que serão ajuntados são aqueles que foram forçados a fugir de suas casas e comunidades por causa da opressão.

Dar louvor e honra aos salvos significa reconhecer sua dignidade e importância como seres humanos.

Ser envergonhado em todas as terras significa ser humilhado e desprezado pelos outros povos.

Os opressores que serão agidos são os líderes políticos e religiosos de Judá que exploraram e maltrataram o povo.

Essa passagem se relaciona com a mensagem geral do livro de Sofonias, que é um chamado ao arrependimento e à renovação espiritual do povo de Judá, com a promessa de que Deus agirá em favor dos justos e contra os opressores.

Explicação de Sofonias 3:19

A Promessa de Salvação para os Oprimidos

Durante muito tempo, o povo de Judá havia sido oprimido pelos seus vizinhos, sofrendo com a invasão de exércitos estrangeiros e a destruição de suas cidades. A situação era ainda pior para aqueles que eram considerados aleijados ou doentes, pois eram deixados de lado pela sociedade e muitas vezes abandonados à própria sorte.

Foi nesse contexto que surgiu a profecia de Sofonias, um dos profetas menores do Antigo Testamento. Ele anunciou que Deus agiria em favor do seu povo, punindo aqueles que os oprimiam e salvando aqueles que haviam sido deixados de lado. A promessa era de que os aleijados seriam curados e os dispersos seriam reunidos novamente.

Essa mensagem de esperança foi muito importante para o povo de Judá, que estava desanimado e desesperado diante da situação difícil em que se encontrava. Eles acreditavam que Deus havia se esquecido deles e que não havia mais esperança de salvação.

No entanto, a profecia de Sofonias mostrou que Deus ainda estava presente e atuante na história do seu povo. Ele não havia abandonado aqueles que o amavam e estava disposto a agir em favor deles.

Ao longo dos séculos, a mensagem de Sofonias continuou a ser uma fonte de esperança e consolo para aqueles que enfrentam dificuldades e sofrimento. Ela nos lembra que Deus é um Deus de amor e misericórdia, que se preocupa com os mais fracos e vulneráveis da sociedade.

Hoje, podemos encontrar muitas pessoas que estão sofrendo e precisam de ajuda. Podemos ser instrumentos de Deus para levar a mensagem de esperança e salvação a essas pessoas, mostrando-lhes que elas não estão sozinhas e que Deus ainda está presente em suas vidas.

Que possamos ser como Sofonias, anunciando a mensagem de esperança e salvação para aqueles que mais precisam dela. Que possamos ser instrumentos de Deus para curar os aleijados e reunir os dispersos, dando-lhes louvor e honra em todas as terras onde foram envergonhados. Que possamos ser agentes de mudança em um mundo que ainda precisa muito da graça e do amor de Deus.

Versões

19

Eis que, naquele tempo, agirei contra todos os que a afligem. Salvarei os que coxeiam e recolherei os que foram expulsos. Farei deles um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.

19

Quando chegar aquele dia, castigarei aqueles que os perseguem. Salvarei os aleijados e trarei de volta os que foram espalhados. Vocês foram envergonhados em toda parte, mas depois terão louvor e glória .