Salmos 78:56
Mas eles puseram Deus à prova e foram rebeldes contra o Altíssimo; não obedeceram aos seus testemunhos.
Significado de Salmos 78:56
"Eles" se refere ao povo de Israel que foi libertado do Egito por Deus.
"Rebeldes contra o Altíssimo" significa desobedecer a Deus e se opor a Ele.
Os testemunhos se referem aos mandamentos e ensinamentos de Deus.
A consequência da desobediência foi a punição divina, como a morte no deserto e a destruição do templo.
Podemos aprender a importância da obediência a Deus e evitar os mesmos erros do povo de Israel.
Podemos evitar ser rebeldes contra Deus através da oração, leitura da Bíblia e seguindo seus mandamentos.
"Pôr Deus à prova" significa duvidar de sua fidelidade e poder.
Podemos obedecer aos testemunhos de Deus através da leitura da Bíblia, oração e seguindo seus mandamentos.
"Altíssimo" é um título dado a Deus que significa sua supremacia e soberania.
Podemos nos arrepender da nossa desobediência a Deus confessando nossos pecados e buscando a sua misericórdia e perdão.
Explicação de Salmos 78:56
A história da desobediência e rebeldia contra Deus
Em meio a uma época de conflitos e dificuldades, o povo de Israel enfrentava grandes desafios para manter sua fé em Deus. Apesar de terem sido libertados da escravidão no Egito e terem recebido inúmeras bênçãos e milagres, muitos deles se tornaram desobedientes e rebeldes contra o Altíssimo.
O versículo em questão, Salmos 78:56, é uma referência a essa história de desobediência e rebeldia. Ele fala sobre como o povo de Israel colocou Deus à prova e se recusou a obedecer aos seus mandamentos e testemunhos.
Essa história começa com a libertação do povo de Israel do Egito, liderada por Moisés. Deus realizou inúmeros milagres para libertar o povo da escravidão e guiá-los pelo deserto em direção à terra prometida. No entanto, mesmo com todas essas bênçãos, muitos israelitas se tornaram desobedientes e rebeldes.
Eles começaram a reclamar e murmurar contra Deus e Moisés, questionando a liderança e a sabedoria divina. Eles se recusaram a seguir os mandamentos de Deus e se entregaram à idolatria e à imoralidade. Eles colocaram Deus à prova, exigindo sinais e milagres para provar sua existência e poder.
Essa desobediência e rebeldia trouxeram graves consequências para o povo de Israel. Eles foram punidos com pragas, fome, guerra e exílio. Muitos deles morreram por causa de sua desobediência e incredulidade.
No entanto, apesar de tudo isso, Deus não abandonou seu povo. Ele continuou a guiá-los e protegê-los, enviando profetas e líderes para ajudá-los a se arrepender e voltar para ele. Ele mostrou sua misericórdia e amor, mesmo quando eles não mereciam.
O versículo em questão, Salmos 78:56, é um lembrete para todos nós sobre a importância da obediência e da fé em Deus. Ele nos alerta para não colocarmos Deus à prova e para não sermos rebeldes contra o Altíssimo. Ele nos encoraja a seguir os mandamentos de Deus e a confiar em sua sabedoria e amor.
Que possamos aprender com a história de desobediência e rebeldia do povo de Israel e buscar sempre obedecer a Deus em todas as coisas. Que possamos confiar em sua fidelidade e amor, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.
Versões
Ainda assim, tentaram o Deus Altíssimo, e a ele resistiram, e não lhe guardaram os testemunhos.
Mas os israelitas se revoltaram contra o Deus Altíssimo e o puseram à prova. Não obedeceram aos seus mandamentos