Salmos 74:3
Volta os teus passos para aquelas ruínas irreparáveis, para toda a destruição que o inimigo causou em teu santuário.
Significado de Salmos 74:3
O contexto histórico deste salmo é incerto, mas muitos estudiosos acreditam que foi escrito durante o exílio babilônico.
O autor deste salmo é desconhecido.
O inimigo mencionado neste versículo pode ser uma nação inimiga que invadiu o santuário de Deus.
As "ruínas irreparáveis" mencionadas neste versículo se referem à destruição do santuário de Deus.
"Volta os teus passos" neste versículo significa que Deus deve voltar sua atenção para a destruição que ocorreu em seu santuário.
O "santuário" mencionado neste versículo é o templo de Deus.
O inimigo causou destruição no santuário como uma forma de desafiar a autoridade de Deus.
Deus pode permitir que seu santuário seja destruído como uma forma de punição por pecados cometidos pelo povo.
"Irreparáveis" neste versículo significa que a destruição é tão grande que não pode ser consertada ou restaurada.
Podemos aplicar este versículo em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é soberano e que devemos confiar nele, mesmo quando enfrentamos situações difíceis e aparentemente irreparáveis.
Explicação de Salmos 74:3
A história por trás da referência bíblica que fala sobre a destruição do santuário
O versículo em questão é uma passagem do livro de Salmos, que é composto por 150 capítulos e é considerado um dos livros mais importantes da Bíblia. O livro de Salmos é uma coleção de poemas e cânticos que foram escritos por diversos autores, incluindo o rei Davi.
O versículo em questão, que fala sobre a destruição do santuário, é uma das passagens mais tristes do livro de Salmos. Ele faz referência a um momento histórico em que o povo de Israel estava sofrendo com a destruição do seu templo, que era considerado o lugar mais sagrado para os judeus.
A história por trás desse versículo começa no ano de 586 a.C., quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, invadiu Jerusalém e destruiu o templo de Salomão. Esse evento foi um marco na história do povo de Israel, pois representou a perda do lugar mais sagrado para os judeus e a dispersão do seu povo por diversas regiões do mundo.
O livro de Salmos foi escrito em um período posterior a essa destruição, quando os judeus já estavam vivendo em outras regiões e sentiam muita saudade do seu templo e da sua terra natal. Por isso, muitos dos poemas e cânticos do livro de Salmos falam sobre a tristeza e a dor do povo de Israel diante da destruição do seu santuário.
O versículo em questão, que pede para que Deus volte os seus passos para as ruínas irreparáveis do santuário, é uma súplica do povo de Israel para que Deus se lembre da sua promessa de proteger o seu povo e restaurar o seu templo. É uma expressão da fé dos judeus de que Deus é capaz de fazer milagres e restaurar o que foi destruído.
Hoje em dia, o templo de Salomão não existe mais, mas a história do povo de Israel e a sua fé em Deus continuam vivas. A passagem do livro de Salmos que fala sobre a destruição do santuário é uma lembrança da importância desse lugar sagrado para os judeus e da sua esperança em Deus para restaurar o que foi perdido.
Versões
Dirige os teus passos para as ruínas perpétuas, para tudo de mau que o inimigo fez no santuário.
Vem e anda sobre estas ruínas sem fim; os nossos inimigos destruíram tudo o que estava no Templo.