Salmos 135:19
Bendiga o Senhor, ó israelitas! Bendiga o Senhor, ó sacerdotes!
Significado de Salmos 135:19
O autor do Salmo 135 é desconhecido.
O tema principal do Salmo 135 é a adoração ao Senhor.
O autor do Salmo 135 pede para os israelitas bendizerem o Senhor porque Ele é digno de adoração e louvor.
O papel dos sacerdotes na adoração ao Senhor é liderar o povo na adoração e oferecer sacrifícios em nome do povo.
Os israelitas podem bendizer o Senhor através de orações, cânticos e sacrifícios.
A adoração ao Senhor é importante porque nos ajuda a reconhecer a grandeza de Deus e a nos conectar com Ele.
"Bendizer" o Senhor significa reconhecer a grandeza e a bondade de Deus e expressar gratidão e louvor a Ele.
Louvar o Senhor é reconhecer a Sua grandeza e bondade, enquanto bendizer o Senhor é expressar gratidão e louvor a Ele.
A adoração ao Senhor pode nos ajudar a encontrar paz, esperança e força em tempos difíceis.
A mensagem principal que podemos aprender com o Salmo 135:19 é que todos os que adoram ao Senhor devem bendizê-Lo e reconhecer a Sua grandeza e bondade.
Explicação de Salmos 135:19
A história por trás do verso que convoca israelitas e sacerdotes a bendizerem o Senhor
Na Bíblia, há muitos versículos que inspiram e motivam as pessoas a louvarem a Deus. Um desses versículos é encontrado no livro de Salmos, no capítulo 135, versículo 19. Esse verso diz: "Bendiga o Senhor, ó israelitas! Bendiga o Senhor, ó sacerdotes!".
Esse verso é uma convocação para que todos os israelitas e sacerdotes louvem a Deus. Mas qual é a história por trás desse verso?
Para entendermos melhor, precisamos voltar no tempo, para a época em que os israelitas ainda eram escravos no Egito. Deus, então, enviou Moisés para libertá-los e conduzi-los à Terra Prometida. Durante essa jornada, Deus fez muitos milagres e maravilhas para proteger e guiar o seu povo. Ele os alimentou com maná, fez água jorrar da rocha, abriu o Mar Vermelho para que pudessem passar a pé enxuto, entre outros feitos.
Ao chegar à Terra Prometida, Deus estabeleceu uma aliança com os israelitas, prometendo protegê-los e abençoá-los se eles obedecessem aos seus mandamentos. Ele também escolheu os sacerdotes para serem os intermediários entre Ele e o povo, oferecendo sacrifícios e orações em nome de todos.
Assim, o verso de Salmos 135:19 é uma lembrança para os israelitas e sacerdotes de que Deus é digno de toda a adoração e louvor. Ele é o Deus que libertou o seu povo da escravidão, que os guiou e protegeu durante a jornada no deserto, que estabeleceu uma aliança com eles e que continua a abençoá-los até hoje.
Esse verso também é uma convocação para que todos nós, como cristãos, louvemos e adoremos a Deus. Ele é o nosso Criador, Salvador e Senhor, que nos ama e cuida de nós em todos os momentos da vida. Ele merece toda a nossa gratidão e louvor, não apenas em palavras, mas também em ações.
Assim, sempre que lembrarmos do verso de Salmos 135:19, devemos nos lembrar da grandeza e bondade de Deus, e nos unir em adoração e louvor a Ele. Que possamos sempre bendizer o Senhor, assim como os israelitas e sacerdotes foram convocados a fazer.
Versões
Casa de Israel, bendigam o Senhor ! Casa de Arão, bendigam o Senhor !
Louve o Senhor Deus, povo de Israel! Sacerdotes de Deus, louvem o Senhor !