Salmos 119:118
Tu rejeitas todos os que se desviam dos teus decretos, pois os seus planos enganosos são inúteis.
Significado de Salmos 119:118
Os que se desviam dos decretos de Deus são aqueles que escolhem viver de acordo com seus próprios desejos e vontades, em vez de seguir os mandamentos de Deus.
Ser rejeitado por Deus significa ser afastado da sua presença e das suas bênçãos.
Deus rejeita aqueles que se desviam dos seus decretos porque eles escolhem seguir o caminho do pecado e da desobediência.
Os planos enganosos mencionados no versículo são aqueles que são contrários aos decretos de Deus e que buscam satisfazer os desejos egoístas do coração humano.
Os planos enganosos são inúteis porque não levam a nada de bom e, no final, só trazem sofrimento e dor.
A única forma de evitar ser rejeitado por Deus é seguir os seus decretos e viver de acordo com a sua vontade.
Deus perdoa aqueles que se desviam dos seus decretos, desde que se arrependam sinceramente e voltem a segui-los.
Os decretos de Deus são importantes para a nossa vida porque nos guiam no caminho da justiça e da verdade, e nos protegem do mal.
Podemos nos manter fiéis aos decretos de Deus através da oração, do estudo da Bíblia e da comunhão com outros cristãos.
A mensagem principal deste versículo é que Deus rejeita aqueles que escolhem seguir o caminho do pecado e da desobediência, mas que Ele está sempre disposto a perdoar e acolher aqueles que se arrependem e voltam para Ele.
Explicação de Salmos 119:118
A Condenação dos Desvios dos Decretos Divinos
O Salmo 119 é o mais longo dos salmos, com 176 versículos que celebram a Palavra de Deus e a importância de obedecer aos seus mandamentos. O versículo 118, em particular, destaca a rejeição divina daqueles que se desviam dos decretos de Deus e cujos planos enganosos são inúteis.
A história por trás deste versículo remonta aos tempos bíblicos, quando a nação de Israel estava dividida em dois reinos: Israel, no norte, e Judá, no sul. Ambos os reinos enfrentaram problemas com a idolatria e a desobediência aos mandamentos de Deus, mas Israel, em particular, foi condenado por seus muitos pecados.
Deus enviou profetas para advertir Israel sobre as consequências de seus desvios, mas muitos líderes e pessoas continuaram a seguir seus próprios caminhos. O profeta Amós, por exemplo, denunciou a corrupção e a injustiça em Israel, alertando que Deus não aceitaria seus sacrifícios e ofertas se não houvesse arrependimento e obediência.
O Salmo 119, escrito muito depois da época de Amós, reflete a mesma preocupação com a obediência aos mandamentos de Deus. O salmista expressa sua devoção à Palavra de Deus e pede a Deus que o ajude a seguir seus caminhos. Mas ele também reconhece que há muitos que se desviam dos decretos de Deus e que seus planos enganosos são inúteis.
Este versículo é uma advertência para todos os que se desviam dos mandamentos de Deus. Aqueles que seguem seus próprios caminhos e ignoram a vontade de Deus estão condenados a falhar em seus planos e a serem rejeitados por Deus. Mas aqueles que seguem a Palavra de Deus e obedecem aos seus mandamentos são abençoados e recebem a aprovação divina.
Em resumo, o Salmo 119:118 é um lembrete poderoso da importância da obediência aos mandamentos de Deus e das consequências daqueles que se desviam de seus caminhos. É uma advertência para todos nós para que sigamos a Palavra de Deus e evitemos os caminhos enganosos que levam à rejeição divina.
Versões
Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque a astúcia deles é vã.
Tu rejeitas todos os que desobedecem às tuas leis, pois os seus planos enganosos não valem nada.