Salmos 105:16
Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;
Significado de Salmos 105:16
O "Ele" mencionado no verso se refere a Deus.
Deus mandaria fome sobre a terra como um julgamento ou punição por pecados ou desobediência.
"Destruir todo o seu sustento" significa que a fome afetou a capacidade das pessoas de obter alimentos e recursos necessários para sobreviver.
O "seu" mencionado no verso se refere à terra ou a um povo específico que foi afetado pela fome.
O verso se aplica a vários contextos históricos em que Deus enviou fome como um julgamento, incluindo a fome no Egito durante o tempo de José e a fome em Israel durante o tempo de Elias.
A fome na época em que o verso foi escrito teria sido devastadora para as pessoas, levando à morte e à escassez de recursos.
A ideia de um Deus amoroso que envia fome pode ser difícil de reconciliar, mas é importante lembrar que Deus é justo e que a fome pode ser um meio de punir o pecado e trazer arrependimento.
O propósito da fome mencionada no verso pode ter sido para punir o pecado ou para testar a fé das pessoas.
Podemos aplicar esse verso em nossas vidas hoje lembrando que Deus é justo e que a desobediência pode ter consequências graves. Também podemos lembrar que Deus é capaz de prover para nós em tempos de escassez e que devemos confiar nele em todas as circunstâncias.
Explicação de Salmos 105:16
A História da Fome que Devastou a Terra
O versículo "Ele mandou vir fome sobre a terra e destruiu todo o seu sustento;" é uma referência bíblica presente no livro de Salmos, que retrata a história da fome que assolou a terra. Essa passagem bíblica é uma lembrança da época em que Deus enviou fome sobre a terra como um castigo para os pecados cometidos pelos homens.
A história começa com a prosperidade dos egípcios, que se tornaram ricos e poderosos graças às suas plantações de trigo e cevada. No entanto, a ganância e a corrupção começaram a se espalhar entre o povo, que se afastou de Deus e se entregou aos prazeres mundanos.
Deus, então, decidiu punir os egípcios por seus pecados e enviou uma grande fome sobre a terra. As plantações secaram, os rios secaram e os animais morreram de fome. O povo começou a passar fome e a desesperança tomou conta de todos.
No entanto, Deus não abandonou seu povo e enviou José, um dos filhos de Jacó, para ajudar a salvar o Egito da fome. José, que havia sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, foi levado para o Egito e se tornou um conselheiro do faraó.
Com a ajuda de Deus, José conseguiu prever a fome que viria e orientou o faraó a armazenar alimentos para o período de escassez. Assim, quando a fome chegou, o Egito estava preparado e conseguiu sobreviver.
Enquanto isso, os irmãos de José, que haviam o vendido como escravo, passavam por dificuldades em sua terra natal, Canaã. Eles também foram afetados pela fome e tiveram que buscar ajuda no Egito.
Ao chegarem lá, encontraram José, que havia se tornado um homem poderoso e influente. José os perdoou e os ajudou a sobreviver à fome, reunindo-se novamente com sua família.
Assim, a história da fome que devastou a terra é uma lembrança da importância de se manter fiel a Deus e de se arrepender dos pecados. Deus sempre estará presente para ajudar aqueles que o buscam e que se esforçam para fazer o bem.
Versões
Deus fez vir fome sobre a terra e cortou os meios de se obter pão.
Deus fez com que houvesse fome na terra deles e deixou o seu povo sem alimento.