Rute 1:2
O homem chamava-se Elimeleque, sua mulher Noemi e seus dois filhos Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Chegaram a Moabe, e lá ficaram.
Significado de Rute 1:2
O homem mencionado na passagem era Elimeleque.
O nome da esposa de Elimeleque era Noemi.
Elimeleque e Noemi tinham dois filhos chamados Malom e Quiliom.
Eles eram efrateus de Belém de Judá.
Eles foram para Moabe.
Eles foram para Moabe devido à fome em Belém.
Eles ficaram em Moabe por cerca de dez anos.
Os filhos de Elimeleque e Noemi morreram em Moabe.
Noemi ficou viúva e sem filhos após a morte de seu marido e filhos.
"Efrateu" é uma referência à tribo de Efraim, uma das doze tribos de Israel.
Explicação de Rute 1:2
A jornada de uma família em busca de sobrevivência
A história começa com uma família formada por Elimeleque, Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, que viviam em Belém de Judá. Porém, devido a uma grande fome que assolou a região, eles decidiram deixar sua terra natal e buscar refúgio em Moabe.
Chegando lá, eles se estabeleceram e tentaram recomeçar suas vidas. Malom e Quiliom se casaram com mulheres moabitas, Orfa e Rute, respectivamente. Porém, a tragédia se abateu sobre a família quando Elimeleque faleceu, deixando Noemi viúva e seus filhos sem pai.
Anos depois, Malom e Quiliom também morreram, deixando Noemi e suas noras sozinhas. Noemi decidiu retornar para Belém, sua terra natal, e pediu para que suas noras ficassem em Moabe e encontrassem novos maridos. Orfa decidiu ficar, mas Rute se recusou a abandonar Noemi e decidiu acompanhá-la em sua jornada.
Assim, as duas mulheres partiram em uma longa caminhada até Belém. Noemi estava amargurada e se sentia abandonada por Deus, mas Rute a confortava e prometia estar sempre ao seu lado. Chegando em Belém, elas foram acolhidas pela comunidade e Rute começou a trabalhar nos campos para sustentar a si e a Noemi.
Foi durante esse trabalho que Rute conheceu Boaz, um parente distante de Elimeleque. Boaz se encantou com a bondade e dedicação de Rute e decidiu ajudá-la, permitindo que ela colhesse mais espigas do que o normal e garantindo que ela e Noemi tivessem alimento suficiente.
No final da história, Boaz e Rute se casaram e tiveram um filho, que se tornou o avô do rei Davi. Assim, a história de Noemi, Rute e Boaz se tornou uma das mais belas e emocionantes da Bíblia, mostrando a importância da lealdade, do amor e da fé em Deus.
Versões
Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher se chamava Noemi. Os filhos se chamavam Malom e Quiliom. Eram efrateus, de Belém de Judá. Foram à terra de Moabe e ficaram ali.
O nome desse homem era Elimeleque, e o da sua mulher, Noemi. Os dois filhos se chamavam Malom e Quiliom. Essa família era de Efrata, um povoado que ficava perto de Belém de Judá. Eles foram para Moabe e ficaram morando ali.