Romanos 6:13
Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Significado de Romanos 6:13
"Membros dos seus corpos" se refere a todas as partes do corpo, incluindo mãos, pés, olhos, boca, etc.
"Pecado" é qualquer ação, pensamento ou palavra que vai contra a vontade de Deus.
"Injustiça" é qualquer ação que prejudica ou oprime outras pessoas.
Oferecer os membros do corpo a Deus significa usar nossos corpos para fazer a vontade de Deus e obedecer seus mandamentos.
"Voltar da morte para a vida" significa que, ao aceitar Jesus como nosso salvador, passamos da morte espiritual para a vida eterna.
"Justiça" é fazer o que é certo e justo diante de Deus.
Os membros do corpo podem ser instrumentos de justiça ao usá-los para ajudar os outros, compartilhar o evangelho, orar, louvar a Deus, etc.
Podemos evitar oferecer os membros do corpo ao pecado mantendo nossos pensamentos e ações focados em Deus e em sua vontade.
Se oferecermos os membros do corpo ao pecado, estaremos desobedecendo a Deus e nos afastando de sua vontade.
Podemos saber se estamos oferecendo os membros do corpo a Deus ou ao pecado observando nossas ações, pensamentos e motivações, e buscando a orientação do Espírito Santo.
Explicação de Romanos 6:13
A importância de oferecer a Deus o que temos de melhor
A passagem bíblica em questão nos ensina sobre a importância de oferecermos a Deus o que temos de melhor, ou seja, nossos corpos e nossas vidas. Ela está presente no livro de Romanos, escrito pelo apóstolo Paulo, que foi um dos principais líderes da igreja cristã primitiva.
Paulo escreveu essa carta aos romanos com o objetivo de apresentar a mensagem do evangelho de Jesus Cristo e explicar como a salvação é alcançada por meio da fé. Ele começa o capítulo 6 falando sobre a graça de Deus e como ela nos liberta do pecado. Mas, em seguida, ele faz uma advertência aos cristãos de que não devem usar essa liberdade como uma desculpa para continuar pecando.
É nesse contexto que ele diz: "Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça." (Romanos 6:13)
Essa passagem é uma exortação aos cristãos para que não usem seus corpos e suas vidas para fazer o mal, mas para fazer o bem. Paulo usa a metáfora de instrumentos para ilustrar essa ideia. Assim como um instrumento pode ser usado para fazer algo bom ou ruim, nossos corpos podem ser usados para fazer o bem ou o mal. E é nossa responsabilidade escolher como vamos usá-los.
Ao dizer que devemos nos oferecer a Deus como quem voltou da morte para a vida, Paulo está se referindo à morte espiritual que todos nós experimentamos antes de conhecer a Cristo. Quando nos entregamos a Jesus, recebemos uma nova vida e nos tornamos filhos de Deus. E é essa nova vida que devemos oferecer a Deus como um sacrifício vivo e santo.
Oferecer nossos corpos a Deus como instrumentos de justiça significa usar nossas habilidades, talentos e recursos para fazer a vontade de Deus e ajudar os outros. Significa viver uma vida de santidade e obediência a Deus, buscando sempre agradá-lo em tudo o que fazemos.
Em resumo, a passagem de Romanos 6:13 nos ensina que devemos usar nossos corpos e nossas vidas para fazer o bem e agradar a Deus. Devemos oferecer a Ele o que temos de melhor e viver uma vida de santidade e obediência. Essa é a chave para uma vida plena e abundante em Cristo.
Versões
Também não ofereçam os membros do corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça, mas, como pessoas que passaram da morte para a vida, ofereçam a si mesmos a Deus e ofereçam os seus membros a Deus, como instrumentos de justiça.
E também não entreguem nenhuma parte do corpo de vocês ao pecado, para que ele a use a fim de fazer o que é mau. Pelo contrário, como pessoas que foram trazidas da morte para a vida, entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito.