Romanos 16:19
Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Significado de Romanos 16:19
O apóstolo Paulo está falando nesta passagem bíblica.
Ele está se dirigindo aos cristãos em Roma.
O motivo da alegria do autor é que ele ouviu falar da obediência dos cristãos em Roma.
Ele quer que as pessoas sejam sábias em relação ao que é bom e sem malícia em relação ao que é mau.
Ser sábio em relação ao que é bom significa ter discernimento para fazer escolhas que agradem a Deus e que sejam benéficas para nós e para os outros.
Ser sem malícia em relação ao que é mau significa não ter intenções maliciosas ou perversas em relação às coisas más.
É importante ser sábio em relação ao que é bom para que possamos tomar decisões que nos levem a uma vida plena e satisfatória.
É importante ser sem malícia em relação ao que é mau para que não sejamos tentados a fazer coisas más ou prejudicar os outros.
Podemos aplicar esses ensinamentos em nossas vidas buscando a sabedoria de Deus e evitando a malícia e a maldade em nossas ações.
Essa passagem bíblica nos ensina que a obediência a Deus é importante, mas também é necessário ser sábio e sem malícia em nossas escolhas e ações.
Explicação de Romanos 16:19
A importância da sabedoria e da bondade em Romanos 16:19
Romanos 16:19 é uma passagem bíblica que fala sobre a importância da sabedoria e da bondade na vida dos cristãos. O apóstolo Paulo, autor da carta aos Romanos, escreveu essa mensagem para encorajar os fiéis a manterem uma conduta exemplar diante de Deus e dos homens.
A história desse versículo começa com a fundação da igreja em Roma, por volta do ano 50 d.C. Naquela época, a cidade era um centro cosmopolita e diverso, com muitas culturas e religiões diferentes convivendo lado a lado. Os primeiros cristãos que chegaram a Roma enfrentaram muitos desafios para se estabelecerem ali, mas aos poucos foram conquistando seguidores e se tornando uma comunidade forte e unida.
No entanto, nem todos os cristãos em Roma eram iguais em sua conduta e comportamento. Alguns se destacavam pela sua obediência e fidelidade a Deus, enquanto outros se envolviam em práticas questionáveis e prejudicavam a imagem da igreja perante a sociedade. Foi nesse contexto que Paulo escreveu a carta aos Romanos, para corrigir alguns erros doutrinários e éticos que estavam surgindo na comunidade.
Ao chegar no final da carta, Paulo faz questão de elogiar os cristãos em Roma que se destacavam pela sua obediência e fidelidade a Deus. Ele diz que todos têm ouvido falar da conduta exemplar desses fiéis, e que isso o deixa muito alegre e satisfeito. No entanto, ele também faz um pedido especial a esses cristãos: que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
O que Paulo quer dizer com essa frase é que não basta apenas ser obediente a Deus e seguir as regras da igreja. É preciso ter discernimento e sabedoria para distinguir o que é certo do que é errado, o que é bom do que é mau. Além disso, é importante agir com bondade e generosidade em todas as situações, sem deixar-se levar pela malícia ou pela maldade dos outros.
Essa mensagem de Paulo é muito relevante para os cristãos de hoje em dia, que muitas vezes se preocupam mais com a aparência de piedade do que com a verdadeira sabedoria e bondade. É fácil seguir as regras da igreja e parecer um bom cristão aos olhos dos outros, mas é muito mais difícil ser realmente sábio e bondoso em todas as situações da vida.
Por isso, a referência bíblica de Romanos 16:19 continua sendo um lembrete importante para todos os que buscam seguir a Cristo com sinceridade e fidelidade. Que possamos ser sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau, para que nossa conduta seja sempre um testemunho vivo do amor de Deus em nossas vidas.
Versões
Pois a obediência de vocês é conhecida por todos; por isso, me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal.
Todos sabem como vocês têm sido fiéis ao evangelho , e por isso eu me alegro por causa de vocês. Quero que sejam sábios a respeito do que é bom e não tenham nada a ver com o que é mau.