Romanos 13:3

3

Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

Significado do Versículo

Os governantes mencionados na passagem são aqueles que exercem autoridade sobre as pessoas.

Os governantes não devem ser temidos porque eles são instituídos por Deus para manter a ordem na sociedade.

Aqueles que praticam o mal devem temer os governantes, pois eles serão punidos por suas ações.

Viver livre do medo da autoridade significa viver em paz e em conformidade com as leis estabelecidas.

Podemos praticar o bem através de ações como ajudar os necessitados, respeitar as autoridades e ser honestos em nossas relações.

Quando praticamos o bem, a autoridade reconhece nossas ações e nos enaltece, ou seja, nos elogia e nos honra.

A prática do bem é importante para a vida cristã porque é uma forma de demonstrar amor ao próximo e de glorificar a Deus.

Respeitar as autoridades é importante porque elas foram estabelecidas por Deus e devem ser obedecidas.

A passagem bíblica pode ser aplicada nos dias de hoje ao lembrarmos que devemos ser cidadãos responsáveis e cumpridores das leis.

A mensagem principal que podemos extrair dessa passagem bíblica é que devemos praticar o bem e respeitar as autoridades para vivermos em paz e harmonia com a sociedade.

Explicação de Romanos 13:3

A mensagem bíblica sobre a relação entre governantes e governados

Há muito tempo, em uma época em que o mundo era governado por reis e imperadores, um homem chamado Paulo escreveu uma carta aos cristãos de Roma. Nessa carta, ele falava sobre a importância de obedecer às autoridades governamentais, pois elas eram estabelecidas por Deus para manter a ordem na sociedade.

Em um trecho específico dessa carta, Paulo afirmou que os governantes não deveriam ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Ele explicou que, se alguém quisesse viver livre do medo da autoridade, deveria praticar o bem, e assim seria enaltecido por ela.

Essa mensagem se tornou muito importante para os cristãos ao longo dos séculos, pois muitos deles foram perseguidos e presos por suas crenças religiosas. A referência bíblica de Romanos 13:3 se tornou um lembrete de que, mesmo em um mundo injusto, os cristãos deveriam respeitar as autoridades e viver de acordo com os valores cristãos.

No entanto, essa mensagem também gerou muitas controvérsias ao longo da história. Alguns líderes religiosos usaram essa referência bíblica para justificar a submissão dos cristãos a governos opressores, enquanto outros argumentaram que essa passagem deveria ser interpretada de forma mais crítica, levando em conta a possibilidade de que as autoridades governamentais pudessem agir de forma injusta.

Hoje em dia, a referência bíblica de Romanos 13:3 ainda é muito citada em debates sobre política e religião. Alguns argumentam que essa passagem é uma prova de que os cristãos devem sempre obedecer às autoridades governamentais, enquanto outros afirmam que essa mensagem deve ser interpretada de forma mais ampla, levando em conta os valores cristãos de justiça e amor ao próximo.

Independentemente da interpretação que se dê a essa passagem bíblica, é importante lembrar que ela foi escrita em um contexto histórico específico, e que sua mensagem deve ser aplicada de forma cuidadosa e crítica nos dias de hoje. O respeito às autoridades governamentais é importante, mas nunca deve ser usado como desculpa para justificar a opressão ou a injustiça.

Versões

3

Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Você quer viver sem medo da autoridade? Faça o bem e você terá louvor dela,

3

Somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem. Se você não quiser ter medo das autoridades, então faça o que é bom, e elas o elogiarão.