Oséias 13:16
O povo de Samaria carregará sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus. Eles serão mortos à espada; seus pequeninos serão pisados e despedaçados, suas mulheres grávidas terão rasgados os seus ventres. "
Significado de Oséias 13:16
O povo de Samaria é o povo que habitava a cidade de Samaria, capital do reino de Israel.
O povo de Samaria carregará sua culpa por ter se rebelado contra o seu Deus.
O destino do povo de Samaria será a morte.
Os habitantes de Samaria serão mortos à espada.
Os pequeninos de Samaria serão pisados e despedaçados.
As mulheres grávidas de Samaria terão rasgados os seus ventres.
A passagem bíblica foi escrita durante o período do Antigo Testamento, quando Israel e Judá eram governados por reis.
A mensagem da passagem bíblica é que a rebelião contra Deus traz consequências graves e que devemos nos arrepender de nossos pecados.
Podemos aplicar a mensagem da passagem bíblica em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que devemos obedecer a Deus e evitar a rebeldia.
É importante estudar e compreender as passagens bíblicas para entendermos a mensagem de Deus e aplicá-la em nossas vidas.
Explicação de Oséias 13:16
A terrível profecia sobre a punição de Samaria
Em um dos livros mais antigos da Bíblia, há uma profecia que assombra até hoje. Ela fala sobre a punição que o povo de Samaria receberia por ter se rebelado contra Deus. Essa profecia é tão impactante que muitos acreditam que ela tenha sido cumprida ao longo da história.
O versículo em questão é Oséias 13:16 e ele diz que o povo de Samaria carregaria sua culpa e seria morto à espada. Além disso, seus pequeninos seriam pisados e despedaçados, e suas mulheres grávidas teriam seus ventres rasgados. É uma imagem terrível e que causa arrepios em quem a lê.
Mas qual é a história por trás dessa profecia? Oséias era um profeta que viveu no século VIII a.C. e que pregava para o povo de Israel, que na época estava dividido em dois reinos: o do norte, chamado de Israel, e o do sul, chamado de Judá. Samaria era a capital do reino de Israel e era conhecida por sua idolatria e corrupção.
Oséias pregava a mensagem de Deus para que o povo se arrependesse de seus pecados e voltasse para Ele. Mas o povo de Samaria não quis ouvir e continuou em sua rebeldia. Eles adoravam outros deuses, praticavam a prostituição sagrada e oprimiam os pobres.
Foi então que Deus decidiu enviar uma punição para o povo de Samaria. Ele permitiu que o rei assírio invadisse o reino de Israel e destruísse a cidade de Samaria. Muitos foram mortos à espada, incluindo mulheres grávidas e crianças. A cidade foi saqueada e seus habitantes foram levados como escravos.
A profecia de Oséias se cumpriu de forma terrível e trágica. O povo de Samaria pagou caro por sua rebeldia e idolatria. Mas a mensagem de Oséias não era apenas de condenação, mas também de esperança. Ele pregava que Deus ainda amava seu povo e que, se eles se arrependessem, Ele os perdoaria e os restauraria.
Hoje, a profecia de Oséias 13:16 é lembrada como um exemplo do julgamento de Deus sobre a rebeldia humana. Mas também é uma lembrança de que Deus é amoroso e misericordioso, e que sempre há uma chance de arrependimento e perdão.
Versões
Samaria levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio."
O povo de Samaria será castigado porque se revoltou contra o seu Deus. Os homens morrerão na guerra, as crianças serão despedaçadas, e as barrigas das mulheres grávidas serão rasgadas.