Oséias 12:14
Efraim amargamente o provocou à ira; seu Senhor fará cair sobre ele a culpa do sangue que derramou e lhe devolverá o seu desprezo.
Significado de Oséias 12:14
Efraim é uma das tribos de Israel.
Efraim provocou a ira de Deus por se envolver em práticas idólatras e desobedecer aos mandamentos de Deus.
"Culpa do sangue" se refere à responsabilidade pelo derramamento de sangue, ou seja, pelo assassinato.
Efraim desprezou a Deus e se envolveu em práticas imorais e violentas.
Deus irá punir Efraim fazendo com que ele sofra as consequências de seus pecados e enfrentando as consequências de suas ações.
Deus se sente ofendido porque Efraim escolheu seguir seus próprios caminhos em vez de obedecer aos mandamentos de Deus.
A mensagem principal desta passagem é que Deus é um Deus justo que não tolera o pecado e que as pessoas devem se arrepender de seus pecados e voltar-se para ele.
Podemos aplicar esta mensagem em nossas vidas hoje em dia, buscando obedecer aos mandamentos de Deus e evitando práticas imorais e violentas.
Podemos aprender que Deus é um Deus justo que não tolera o pecado, mas que também é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem.
Podemos evitar provocar a ira de Deus buscando obedecer aos seus mandamentos e evitando práticas imorais e violentas.
Explicação de Oséias 12:14
A história da punição divina para Efraim
Efraim, um dos filhos de José, era uma das tribos de Israel que mais frequentemente provocava a ira de Deus. Em um momento de grande desobediência, Efraim derramou o sangue de seus irmãos, o que fez com que Deus se irasse ainda mais. Como resultado, Deus prometeu que Efraim seria punido pelo sangue que derramou e que seria desprezado por Ele.
A história de Efraim remonta aos tempos em que os filhos de Jacó se estabeleceram na terra de Canaã. Efraim era uma das tribos mais poderosas de Israel, e muitas vezes se envolvia em conflitos com outras tribos. Em um desses conflitos, Efraim derramou o sangue de seus irmãos, o que fez com que Deus se irasse contra eles.
Deus, então, enviou o profeta Oséias para advertir Efraim sobre sua desobediência e provocação à ira divina. Oséias alertou Efraim que a punição de Deus estava próxima e que eles seriam responsabilizados pelo sangue que derramaram. Além disso, Deus prometeu que Efraim seria desprezado por Ele por causa de sua desobediência.
A punição divina para Efraim foi severa. Eles foram invadidos pelos assírios e levados para o exílio. Durante o exílio, Efraim sofreu muito e clamou a Deus por misericórdia. Deus, em Sua infinita bondade, ouviu o clamor de Efraim e os libertou do exílio.
No entanto, mesmo depois de serem libertados, Efraim continuou a provocar a ira de Deus. Eles se envolveram em idolatria e desobediência, o que fez com que Deus os punisse novamente. Efraim foi invadido pelos babilônios e levado para o exílio mais uma vez.
A história de Efraim é um lembrete para todos nós sobre a importância da obediência a Deus. Quando nos afastamos de Deus e provocamos Sua ira, podemos esperar que Ele nos puna. No entanto, mesmo em nossa desobediência, podemos clamar a Deus por misericórdia e perdão, e Ele nos ouvirá.
Em resumo, a referência bíblica Oséias 12:14 fala sobre a punição divina para Efraim, uma das tribos de Israel que provocou a ira de Deus. Efraim derramou o sangue de seus irmãos, o que fez com que Deus prometesse que eles seriam responsabilizados por sua desobediência e desprezados por Ele. Efraim foi invadido e levado para o exílio duas vezes como resultado de sua desobediência. A história de Efraim é um lembrete para todos nós sobre a importância da obediência a Deus e a necessidade de clamar por Sua misericórdia e perdão.
Versões
Efraim amargamente o provocou à ira; por isso, o seu Senhor fará com que ele pague pelo sangue que derramou e lhe retribuirá pelas suas afrontas."
Com os seus pecados, o povo de Israel provocou a ira do Senhor ; por isso, ele fará com que paguem pelos crimes que cometeram e os castigará por causa das suas maldades.